Desfile de blocos marca o Carnaval 2017 do IBC
O Instituto Benjamin Constant realizou hoje sua festa de Carnaval, com a participação de toda a comunidade.
Alunos, pais, servidores e funcionários terceirizados trocaram os uniformes e as roupas de trabalho pelas cores e a irreverência das fantasias para saírem no desfile de estreia do bloco O que os olhos não veem o carnaval sente, atraindo a atenção de quem passava pela avenida Pasteur, em frente à escola .
O bloco não ficou apenas na parte externa da escola, percorrendo os principais corredores, permitindo que as pessoas que não podiam se juntar a eles também entrassem no clima de festa.
A festa também contou com a participação do bloco Pete que eu toco, que executou marchinhas antigas de carnaval, para alegria dos foliões mais velhos sabiam as letras de cor. Mas o ponto alto da festa foi a execução do samba-enredo vencedor do concurso promovido pelo Departamento de Educação, de autoria do aluno Felipe Alexandre Paes Mello, de 15 anos e aluno do 8º ano e "puxado" pela aluna Juliana Aparecida Ferreira Gonzaga, do 6º ano. "Eu me sinto muito feliz de estar aqui cantando junto com meus amigos a música feita por mim", disse Felipe emocionado.
Juliana, empolgadíssima, disse que esse seria o primeiro de muitos desfiles que fará como puxadora e mandou um recado para os diretores das principais escolas de samba do País. "Se os puxadores da União da Ilha, do Salgueiro e da Mangueira saírem, podem me chamar, porque eu dou conta do recado", avisou a aluna.
Segundo a professora Fabiana Rangel Alvarenga, supervisora da Divisão de Ensino, a festa desta quinta-feira é o ponto alto de toda uma programação que envolveu todos os alunos da Instituição. "Tivemos o concurso de música, oficinas de confecção de fantasias e máscaras, enfim, exploramos esse tema de forma que hoje é muito gratificante para nós, professores, e acredito que também para os alunos, estarmos todos aqui nesta festa maravilhosa", concluiu a professora.
De acordo com a organizacão do carnaval, para o ano que vem a Direção-Geral do IBC vai tentar obter uma autorização para que o bloco do Instituto possa ir para a rua com toda segurança.
Samba-enredo
Confira abaixo a letra de " Valorização dos Cegos no Brasil", o samba-enredo do bloco "O que os olhos não veem o carnaval sente", composto por Felipe Alexandre.
Eu quero ver
O amor florescer
Ser diferente é normal
E o IBC taí
Pra levantar seu astral
Se liga no meu carnaval
E o IBC...
IBC vem pedir respeito ô ô ô
Temer, tem que olhar de outro jeito
Quem nasceu diferente, quem venceu preconceito
O seu Ministro tem que respeitar
Valorizar a inclusão, diferença social pra quê?
A educação inclusiva está só pra inglês ver.
Abram os olhos meus amigos
Isso não pode acontecer
Nesse mundo onde tudo é relativo
O IBC é meu motivo (2x)
Meu maior prazer!
ÔÔÔ A história do cego mudou (2x)
Com os pontinhos em relevo, o Braile ele inventou
No império surgiu a primeira classe para cegos do Brasil.
Veja as fotos do desfile aqui.
Redes Sociais