Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Site do IBC é integrado ao portal único do governo federal
Início do conteúdo da página
Notícias

Site do IBC é integrado ao portal único do governo federal

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A virada deste site para o novo está prevista para as 15 horas da próxima segunda-feira (29).

  • Publicado: Sábado, 27 de Novembro de 2021, 15h58
  • Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 14h30
imagem sem descrição.

Ao fazer parte do portal gov.br a tendência é de que site oficial do IBC tenha mais visibilidade, ampliando o conhecimento da sociedade sobre os serviços que a instituição presta à inclusão da pessoa com deficiência visual na escola, no mundo do trabalho e na sociedade de uma forma geral. Porém, esta será apenas a primeira fase da migração, como explica a coordenadora de Comunicação e Marketing Institucional (CCMI), Marília Estevão. 

"Tivemos apenas dois meses para aprender a mexer nas ferramentas de publicação do site e para migrar os documentos e páginas mais urgentes, começando do mais recente para o mais antigo. Foi muito estressante no início, mas com o empenho da força-tarefa montada para esta missão, acho que conseguirmos ultrapassar as expectativas e apresentar esta primeira versão do site já bem adiantada", explicou a jornalista.

Segundo Marília, foi dada prioridade aos conteúdos obrigatórios, como as abas Acesso à Informação, Composição, Centrais de Conteúdo, Notícias, além das páginas dos departamentos. Mas como há ainda muita coisa a ser inserida, este site continuará disponível até que a migração de todos os conteúdos dele se complete. Bastará que o usuário clique no link que será inserido para redirecioná-lo ao site anterior (antigo.ibc.gov.br). "No entanto, a partir do momento em que o site novo entrar no ar, apenas ele será atualizado", concluiu a coordenadora da CCMI.

De acordo com o coordenador-geral de Informática, prof. Edilson da Silva, a url do novo site será gov.br/ibc mas o usuário não precisará se preocupar em memorizar nem fazer nada diferente do que já faz para acessar o site atual, o redirecionamento será automático em todos os dispositivos (computador, tablet, celular, etc).

O acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública do Instituto (Suap-IBC). Ele continuará na mesma url atual (suap.ibc.gov.br), mas será providenciado um "botão"no site novo para redirecionar o usuário diretamente para o Sistema. "É bom que fique claro que a única migração no momento é do site. Todos os demais serviços continuarão exatamente como são atualmente", explicou o coordenador da CGI.

Em relação aos serviços prestados ao público pelo IBC, até o final de dezembro eles também estarão integrados à área de serviços de todos os órgãos e empresas do governo federal. Assim quando a pessoa colocar na busca "educação ou ensino de crianças com deficiências visuais, por exemplo, os mecanismos de busca já a redirecionarão a pessoa exatamente para este serviço prestado pelo Instituto.

"Acho que esta integração ao portal único vai ser muito bom não só para o IBC, mas sobretudo para o público para o qual ele serve. Afinal, quanta gente nesse Brasil afora não conhece nossa instituição, não tem a menor ideia de como ela pode ajudar na formação de professores e demais profissionais capacitados a atender às necessidades dos estudantes cegos e com baixa visão. É claro que maior visualização implica maior responsabilidade, mas é para isso que a gente existe", disse o diretor-geral do IBC, parabenizando o esforço dos servidores envolvidos no trabalho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página