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Mais três segmentos de alunos do IBC retomam as aulas presenciais

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Ontem (4) foi a vez das crianças da educação precoce, educação infantil e dos três primeiros anos do ensino fundamental.

  • Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 07h56
  • Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h56

De forma geral, pais, alunos e professores estão animados com o retorno. É o caso do casal Brígida Nery Reis e Antônio Carlos Machado, pais da pequena Antonella, de 2 anos e 7 meses, aluna de baixa visão da educação precoce. “Durante o tempo em que ela teve aulas remotas, tivemos todo o apoio e orientação da equipe de professores. Mas estamos muito felizes com a possibilidade de ela estar utilizando agora as instalações do Instituto”, afirmou a mãe, que pretende manter Antonela no IBC por muitos anos. Nesse primeiro dia, ela foi acompanhada pelo professor Fausto Maioli Penello.

Segundo a professora Márcia de Lourdes Carvalho de Oliveira, coordenadora da educação precoce, todas as atividades estão seguindo o protocolo de prevenção à covid-19 para garantir a segurança de alunos, pais, professores e demais profissionais envolvidos. Cuidado, aliás, presente em todas as instalações do IBC.

Aos poucos, os alunos estão reaprendendo a conviver no ambiente escolar, como explica a professora Renata Martins de Oliveira, coordenadora do Atendimento Especializado em Deficiência Múltipla (AE-DMU): “Além de exercícios de motricidade, atividades com música e desenho, nesse momento estamos focando no autocuidado, nas especificidades da nova rotina na escola”.

Na opinião da coordenadora do 1º segmento do ensino fundamental, professora Luciana Barros Farias Lima, esse é um processo normal, considerando o longo período em que as crianças estiveram em casa. “Iremos manter as aulas, de segunda a sexta, para alunos em ensino remoto e presencial. Aos que optaram pelo retorno, ainda estarão disponíveis atividades de música, educação física, informática, biblioteca e brinquedoteca”, afirmou.

Os estudantes dos cursos da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) e dos cursos técnicos já haviam voltado às atividades presenciais em semanas anteriores. O calendário prossegue com as turmas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental (dia 18/10) e 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental (25/10).

Saiba mais

A Coordenação de Educação Precoce atende crianças cegas, de baixa visão e com deficiências múltiplas de zero a quatro anos de idade, com o objetivo de estimulá-las a usar ao máximo a visão que têm, preparando-as para a vida escolar. A equipe, multidisciplinar, é constituída por professores especializados, psicólogos e oftalmologistas, que planejam os programas individuais de atendimento às crianças e seus familiares. Tais programas, fundamentados em pesquisas e na experiência do IBC no campo da psicomotricidade e da educação visual perpassam as áreas da cognição, da linguagem e da competência social estimulando as crianças a interagir com o mundo.

A Coordenação de Educação Infantil proporciona aos alunos da pré-escola um espaço educacional privilegiado para o seu desenvolvimento, possibilitando a formação de conceitos nas várias áreas do conhecimento humano, a organização, o cumprimento das regras sociais, o enfrentamento das limitações sensoriais e a construção positiva de sua auto-estima. Através de atividades próprias à faixa etária, como correr, pular e brincar com os mais diferentes objetos, as crianças são levadas a explorar texturas, aromas, paladares e sons, ampliando os seus repertórios comportamental, intelectual e socioafetivo.

Já o Ensino Fundamental é direcionado a estudantes de 7 a 14 anos de idade e fica a cargo de duas coordenações: uma destinada ao 1º segmento (1º até o 5º ano) e outra destinada ao 2º segmento (6º ao 9º ano). As turmas são organizadas segundo a condição visual e o nível de desenvolvimento do aluno, mas é a condição visual que determina a orientação metodológica para o processo de alfabetização que se realiza através do Sistema Braille ou do Sistema Comum de Tipo Ampliado.

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