APAR recebe doação de celulares, computadores e chips
As doações foram feitas ontem (29) por um grupo de funcionários de uma multinacional e por professores do IBC engajados na causa da inclusão digital de alunos do IBC.
Ao todo, 44 estudantes do IBC serão beneficiados com a ação, que nasceu de uma campanha iniciada em maio deste ano por um grupo de professores do Instituto, quando perceberam a dificuldade de muitos de seus alunos em acompanhar as aulas remotas por falta de celular, computador e/ou pacote de dados. Eles fizeram uma vaquinha on-line e divulgaram a ação pela internet.
Foi assim, de clique em clique, que o diretor de vendas Rodrigo Chafic, acabou sabendo da campanha e resolveu engajar-se nela, juntamente com os colegas Bruno Pestana, Flávia Clementino, Kassia Paste e Alex da Silva — todos como ele pertencentes ao grupo de voluntários do Programa Bem-Estar, da companhia Weatherford, onde trabalham. Eles fizeram questão de entregar os 30 celulares e os dois computadores à presidente da Associação de Pais, Alunos e Reabilitandos do Instituto Benjamin Constant (APAR), Patrícia Villares. Os professores do IBC Mara Cristina de Souza, Patrícia Rosa e Rodrigo Agrellos, organizadores da campanha, também entregaram os 40 chips e pacotes de dados comprados com o dinheiro arrecadado na vaquinha.
O pequeno ato de entrega foi realizado ontem (29), na sala 251, para um grupo bem restrito de pessoas por causa das medidas de prevenção à covid-19. Ele foi presidido pelo o diretor do Departamento de Educação, Luigi Amorim, e contou com a participação de três alunos representantes de todos os 42 estudantes do instituto beneficiados pelas doações, que foram prestigiar o evento recebendo presencialmente os equipamentos doados — João da Silva Araújo, do 5º ano; Cínthia Bárbara de Almeida, do 6º ano, e Elias Ferreira da Silva, do curso técnico em artesanato na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
João não cabia em si de tanta alegria segurando a sacolinha contendo o objeto do seu sonho — um celular para chamar de seu. Aluno do 5º ano, ele vinha tendo muita dificuldade em assistir às aulas remotas por falta de um smarthpone com um pacote de dados suficiente para se comunicar com os professores e receber as tarefas pelo grupo de WhatsApp criado pelo Departamento de Educação (DED). Agradeceu entusiasmado o presente e avisou à mãe, Flávia, que o acompanhava: "Ninguém vai tocar nele. Estou doido pra jogar Free Fire!... Depois das tarefas, claro", completou.
Para os doadores dos equipamentos, a visita ao IBC foi uma experiência marcante e pode ser o início de um relacionamento mais estreito. "Nós é que agradecemos a oportunidade de ter conhecido esta instituição e participado desta campanha. Esperamos realizar outras ações aqui no futuro", disse Chafic. O diretor do DED agradeceu a sensibilidade e empatia de todos que tornaram a tarde possível e presenteou cada um dos visitantes com um exemplar do livro dos 150 anos do IBC.
Ao final do ato, todos posaram para a foto, mas os alunos só foram para casa depois que o professor Rodrigo instalou o chip nos celulares novos. Felizes da vida.
Redes Sociais