Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > COE divulga o Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid-19
Início do conteúdo da página
Notícias

COE divulga o Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid-19

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Além do protocolo que já vinha sendo executado, o Plano agrega as medidas de prevenção específicas para os diversos setores do Instituto. 

  • Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 17h52
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 09h24

O documento foi elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) de forma colaborativa, com a participação de servidores de todos os departamentos da Instituição.   A base do trabalho foi o protocolo elaborado no ano passado pelos profissionais de saúde do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitacão (DMR). 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição parceira do IBC, atuou com consultora na elaboração do Plano, por meio  dos pesquisadores Elba Lemos (médica, doutora em medicina tropical e chefe do chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses da Fiocruz) e  Marco Aurélio Horta (biólogo e doutor em saúde pública e meio ambiente).

Coube ao grupo de trabalho formado pelos professores Ivan Finamore (DED), Márcia Lins (DMR) e Naiara Rust (DPPE), também membros do Comitê,  a tarefa de  consolidar todas as contribuições num documento único, onde todos os "fazeres"institucionais estivessem contemplados.  

De acordo com o presidente do COE, o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, o Plano não é um documento estanque.  "Entendemos que o documento será constantemente revisto para receber as alterações que se mostrarem necessárias, pois enquanto durar a pandemia, o Comitê se reunirá semanalmente para monitorar o quadro da pandemia na instituição.  O importante agora é que este processo de retomada das aulas presenciais ocorra da forma mais segura possível para a saúde de nossos alunos, professores e demais profissionais do IBC", concluiu o diretor. 

Como todo documento normativo, o Plano será publicado em portaria.  Contudo, para que a comunidade tome logo ciência dele o COE decidiu divulgá-lo antes da publicação oficial.    

registrado em:
Fim do conteúdo da página