COE divulga o Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid-19
Além do protocolo que já vinha sendo executado, o Plano agrega as medidas de prevenção específicas para os diversos setores do Instituto.
O documento foi elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) de forma colaborativa, com a participação de servidores de todos os departamentos da Instituição. A base do trabalho foi o protocolo elaborado no ano passado pelos profissionais de saúde do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitacão (DMR).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição parceira do IBC, atuou com consultora na elaboração do Plano, por meio dos pesquisadores Elba Lemos (médica, doutora em medicina tropical e chefe do chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses da Fiocruz) e Marco Aurélio Horta (biólogo e doutor em saúde pública e meio ambiente).
Coube ao grupo de trabalho formado pelos professores Ivan Finamore (DED), Márcia Lins (DMR) e Naiara Rust (DPPE), também membros do Comitê, a tarefa de consolidar todas as contribuições num documento único, onde todos os "fazeres"institucionais estivessem contemplados.
De acordo com o presidente do COE, o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, o Plano não é um documento estanque. "Entendemos que o documento será constantemente revisto para receber as alterações que se mostrarem necessárias, pois enquanto durar a pandemia, o Comitê se reunirá semanalmente para monitorar o quadro da pandemia na instituição. O importante agora é que este processo de retomada das aulas presenciais ocorra da forma mais segura possível para a saúde de nossos alunos, professores e demais profissionais do IBC", concluiu o diretor.
Como todo documento normativo, o Plano será publicado em portaria. Contudo, para que a comunidade tome logo ciência dele o COE decidiu divulgá-lo antes da publicação oficial.
Redes Sociais