Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de educação profissional retomam aulas presenciais
Início do conteúdo da página
Notícias

Cursos de educação profissional retomam aulas presenciais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atividades são realizadas seguindo o protocolo de prevenção à Covid para garantir a segurança de alunos, professores e demais profissionais envolvidos

  • Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 07h34
  • Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 09h24
Foto na sala de cerâmica com a aluna Iris Bitarães sentada ao lado do professor Rodrigo Agrellos Costa
A aluna Iris Bitarães e o professor Rodrigo Agrellos Costa, do curso de Artesanato: animados com o retorno às atividades presenciais

Depois dos alunos dos cursos da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), ontem (28) foi a vez dos alunos dos cursos técnicos em Artesanato e em Instrumento Musical retornarem às aulas presenciais. “Ao todo, temos 39 alunos com matrícula ativa, distribuídos em cinco cursos, sendo que 15 decidiram voltar à sala de aula. Estamos tomando todos os cuidados necessários, mas respeitamos a opção daqueles que ainda se sentem inseguros e preferem continuar com aulas remotas”, ressaltou o professor Anderson de Oliveira Vallejo, coordenador da Educação Profissional, lembrando que o protocolo de retorno foi elaborado com apoio da Fiocruz.

Fillip Marthin de Sousa Paulino é aluno do 2o ano do curso técnico em Instrumento Musical e pensou muito na hora de decidir voltar. Durante todos esses meses não saiu de casa, e por isso a precaução redobrada. “Por outro lado, percebi as limitações do ensino remoto, principalmente no meu caso que estudo música. Agora, vou focar nas aulas práticas de guitarra”, disse.

O professor Denis Martino Cota, coordenador do curso técnico em Instrumento Musical, explicou que as aulas exigem um cuidado redobrado. “Àqueles alunos que não puderem trazer seus próprios instrumentos, o IBC disponibilizou um equipamento para uso individual, assim podemos trabalhar a parte prática do curso, sem comprometer a segurança”.

alunos em sala de aulaTambém aluno de Instrumento Musical, Matheus Passos Feital Blondet (na foto, à esquerda, ao lado do colega Filip Paulino)estuda piano e teve a sorte de praticar o instrumento em casa. “Com a orientação dos professores, consegui estudar remotamente, mas nada como voltar para a sala de aula. Estou muito feliz com o retorno, mas sinto falta da animação dos corredores do IBC”, comentou.

A empolgação com a volta às aulas presenciais é compartilhada pelo professor Rodrigo Agrellos Costa, coordenador do curso técnico em Artesanato. Para ele, o ambiente da escola é insubstituível: “Especialmente em cursos técnicos, as aulas práticas são essenciais para que o aprendizado seja completo”, afirmou, embora compreenda que muitos alunos ainda estejam apreensivos. “Precisamos todos nos readaptar às novas rotinas – alunos, professores e outros profissionais envolvidos nas atividades acadêmicas –, seguindo sempre todos os protocolos”, completou.

Uso de máscara, álcool em gel nas mãos e distanciamento são seguidos à risca por todos, como Iris Amaral Souza Bitarães. Aluna do 3º ano do curso técnico em Artesanato, ela está tomando todos os cuidados nessa volta às aulas. “Está tranquilo, mas estranho é não encontrar a galera, não ouvir aquela agitação nos corredores e no refeitório”, lamentou. Agora, Iris está em contagem regressiva para a conclusão do curso: “Não vejo a hora de receber o diploma e entrar na faculdade para fazer Pedagogia”.

Na semana passada, os estudantes da reabilitação voltaram às atividades presenciais e na próxima segunda (4/10) será a vez dos alunos da educação precoce, educação infantil, além dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. O calendário prossegue com as turmas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental (dia 18/10) e 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental (25/10).

registrado em:
Fim do conteúdo da página