Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Celebração e reverência
Início do conteúdo da página
Notícias

Celebração e reverência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento on-line contará com a presença do ministro da Educação, professor Milton Ribeiro

  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 14h17
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 21h51
imagem sem descrição.

Pelo segundo ano em sua história centenária, o Instituto Benjamin Constant irá festejar seu aniversário de forma virtual, com transmissão pelo YouTube. Para garantir a segurança de todos devido à pandemia, a comemoração será realizada com o distanciamento necessário, mas com a alegria que sempre marcou a trajetória da instituição.

Neste 17 de setembro, o Instituto celebra a memória de todos aqueles que dedicaram – e ainda dedicam – suas vidas à inclusão efetiva das pessoas cegas e com baixa visão na nossa sociedade.  E, claro, é um momento de festa para aqueles que fazem parte da família IBC: alunos, ex-alunos, pacientes, voluntários, professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados.

Para Maria da Glória Almeida, assessora da Direção-Geral e presidente da Comissão de Organização do Aniversário do IBC, é também a oportunidade de reconhecer a importância do Instituto. “Celebração e reverência por ser uma instituição referência na educação para pessoas cegas e com baixa visão, carregando no seu DNA o pioneirismo e a ousadia“, afirmou. Glorinha, como é carinhosamente chamada, ex-aluna e professora da instituição, conhece bem o papel do IBC na formação de várias gerações. “Tendo como pilares a educação, arte-cultura e trabalho, o Instituto Benjamin Constant forma cidadãos capazes de gerenciar sua vida e pegar o leme do próprio destino”, completou.

Programação

A programação do evento inclui homenagens aos atletas paralímpicos Wilians Araújo e Karla Cardoso; ao sensei deles, Antônio Luis de Sousa Júnior, e ao coordenador do Programa de Alto Rendimento do IBC, professor Fábio Brandolim. Além do reconhecimento merecido ao mais antigo voluntário em atividade na instituição: o Dr. Hélder Alves da Costa Filho, oftalmologista do Programa de Residência Médica, há 31 anos.

Representando os estudantes do IBC, as alunas da Educação Básica Luany Katlyn Pereira de Melo, da turma 802, e Maria Paula Santos, da turma 902, além de Maria Edna Cruz Trindade, aluna do curso de mestrado profissional em ensino na temática da deficiência visual — o primeiro da América Latina. Edison Ribeiro da Silva, que ficou cego aos 36 anos de idade, será o representante dos alunos dos cursos de formação oferecidos pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação. 

A solenidade também inclui apresentação dos alunos da reabilitação que integram o grupo musical Ponto de Vista, sob a coordenação dos professores Caroline Camargo, Denis Martino e Vanessa Zardini. E a divulgação das cinco obras finalistas do terceiro concurso nacional do livro tátil, que irão participar da etapa internacional do Prêmio Typhlo&Tactus, em Padova Itália: 1° lugar - Vamos contar? Allons-nous compter?, de Ana Claudia Andrade; 2° lugar - Passeando pelo pátio, de Fernanda Cristina Falkoski; 3° lugar - Onde está o gato?, de Roberta Karina Imaniche, com ilustração de Leandra Prado; 4° lugar - Titi, um coelho atrapalhado na cozinha, de Rosana Rezende Arguelho Gesumino; 5° lugar - Um amigo, um amor, de Elizete Lisboa, com ilustração de Carol Azevedo.

Segundo Glorinha, mesmo sem a banda de música na frente da escola, o hasteamento da bandeira e o tradicional bolo de aniversário, com direito a parabéns pra você e apagar das velinhas, o evento on-line foi planejado com carinho. "Afinal, assim como desejamos a um amigo querido, desejamos também muita felicidade ao IBC e a todos que fazem parte da instituição”, concluiu a professora.

Para participar, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=X3MK5ri6wqA

registrado em:
Fim do conteúdo da página