Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFG realiza capacitação para técnicos da área administrativa do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

IFG realiza capacitação para técnicos da área administrativa do IBC

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

A ação faz parte da parceria firmada pelas duas instituições para união de esforços voltados ao aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

  • Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 13h39
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h45
Cinco homens e uma mulher posam para foto em uma sala de trabalho. Todos usam máscara de proteção facial.  Três dos cinco homens seguram, cada um, um livro, cuja capa é a fachada do Instituto Benjamin Constant.
Da esquerda para a direita: o supervisor responsável pela Divisão de Pessoal, Marcelo Leite; o coord. de Cadastro do IFG, Divino José Cardoso Nazaré;o coord. de Aposentadorias e Pensões, Kleuber Assis Vasconcelos; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury França Araújo; o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo; e a diretora do DPA, Maria Odete Santos Duarte.

Exatamente uma semana depois da visita de profissionais do IBC ao Instituto Federal de Goiás (IFG), onde realizaram atendimentos médicos e pedagógicos especializados em baixa visão, especialistas em recursos humanos do IFG vieram ao IBC para promover um treinamento em serviço dos profissionais da Divisão de Pessoal — uma das áreas mais estratégicas e sensíveis de qualquer instituição, responsável pela vida funcional e o dinheiro das pessoas que nela trabalham.

Fizeram parte da equipe de Recursos Humanos do IFG o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury França Araújo; o coordenador de Aposentadorias e Pensões, Kleuber Assis Vasconcelos; e o coordenador de Cadastro, Divino José Cardoso Nazaré. O foco da formação oferecida aos profissionais da Divisão de Pessoal do IBC (DP) foi a gestão de pessoas.

foto interna1A partir da definição dos pontos mais críticos, o grupo apresentou as principais questões da legislação, normas, fluxos, procedimentos sistêmicos e funcionalidades dos sistemas mais utilizados na área de recursos humanos. Depois, o trabalho foi concentrado em situações cotidianas, tirando dúvidas e buscando colocar em prática o que foi visto na teoria.

O sucesso dos cinco dias de treinamento intensivo pôde ser medido hoje, no seu encerramento, pela satisfação dos servidores que participaram dele. "Vocês não imaginam como o trabalho que realizaram nesta semana será importante para o IBC", disse a diretora do Departamento de Planejamento e Administração, lembrando que a DP passou por grandes mudanças nos últimos anos, com a aposentadoria de vários servidores e a chegada de uma nova equipe. “Trata-se de uma área estratégica que ficou parada no tempo e que agora busca se qualificar para superar os gargalos. A disponibilidade do IFG em nos ajudar e a disposição da equipe em querer aprender revelam que houve empatia e, com certeza, o trabalho foi muito proveitoso”, completou.

 

Valorização do ser humano

Para Amaury França Araújo, apesar de realidades e estruturas distintas, os desafios das duas instituições são os mesmos. “Hoje, o IBC tem uma Divisão de Pessoal e pelo que constatamos, em breve, o Instituto contará com uma Divisão de Gestão de Pessoas. Afinal, o trabalho não é só normatizar, mas principalmente valorizar o ser humano. E no que depender do IFG, estaremos à disposição para ajudar nesse processo”, disse o pró-reitor do IFG.

O encontro também foi marcante para os servidores do IBC. Marcelo Leite, supervisor da Divisão de Pessoal e organizador do evento de capacitação (na foto acima, com a máscara escura), considerou o treinamento como um marco para a equipe da DP, que se mostrou entusiasmada e comprometida com a iniciativa. Ele explica que o objetivo agora é seguir o exemplo do IFG e buscar se antecipar aos problemas. “Vamos continuar investindo em capacitação e buscando multiplicar conhecimento. A chama está acesa e agora é nosso desafio mantê-la viva – vemos luz no fim do túnel”, comemorou.

Na opinião do professor João Ricardo, o trabalho em rede é enriquecedor para o IFG e para o IBC, cada qual colaborando com sua expertise. Ele destacou o apoio do professor Jerônimo, reitor do IFG, e de sua equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos. “Avançamos muito em apenas uma semana. E tenho certeza de que esse primeiro contato entre os servidores das duas instituições se encerra hoje, mas o vínculo permanecerá. Foi criado um laço de amizade”, disse João Ricardo, que fez questão de participar do encerramento da ação e de presentear os três servidores do IFG com o Livro dos 150 anos e a medalha dos 160 anos do IBC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página