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Informativo /covid-19

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O boletim contém as deliberações das reuniões extraordinária e ordinária do Comitê Operativo de Emergência do IBC (COE/IBC), realizadas hoje (27) pela manhã.

  • Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h11
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 16h42
Descrição: sobre fundo azul claro, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 7.

 

comunicado retorno presencial

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA

Reunião do dia 27 de agosto de 2021.

Participantes:

1) Érica Deslandes Magno Oliveira (chefe de gabinete da Direção-Geral do IBC)
2) Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do DPPE)
3) Maria Odete Santos Duarte (diretora do DPA)
4) José Tadeu Madeira (diretor do DMR)
5) Jefferson Gomes de Moura (diretor do DTE)
6) Luigi Amato Bragança Amorim
7) Maria da Glória de Souza Almeida (assessora da Direção-Geral)
8) Marilia Estevão (assessora da Direção-Geral)
9) Ivan Finamore (supervisor do DED)
10) Márcia Lins Abade (diretora substituta do DMR)
11) Naiara Miranda Rust (coord. de Cursos de Pós-Graduação)

A reunião iniciou às 9h30 h, pelo Google Meet. Nela, foram atualizadas as informações sobre o quadro da pandemia de Covid–19 no IBC e os assuntos relacionados à retomada gradual e híbrida do trabalho presencial na Instituição abaixo discriminados.

1- Quadro da pandemia no IBC (profissionais em trabalho presencial)

A chefe de gabinete da Direção-Geral informou o afastamento de apenas um profissional da Coordenação-Geral de Informática, na condição de contactante, aguardando resultado do teste. A diretora do DPPE informou que o único caso suspeito que havia no departamento não era de covid-19. O diretor do DED informou que apenas uma pessoa do departamento estava afastada com diagnóstico confirmado da doença.  As outras duas, que também estavam afastadas receberam os resultados negativos no teste e já retornaram ao trabalho.  O diretor do DTE reportou  um caso bastante suspeito de covid-19 que não podia, contudo, ser confirmado pelo PCR, uma vez que a pessoa não podia se submeter à introdução do swab pelo nariz — o afastamento dela foi baseado no laudo do médico que a estava acompanhando e que liberou a volta dela ao trabalho a partir da próxima segunda-feira.  No DMR também o único caso suspeito de covid-19 não se confirmou, de acordo  com o resultado negativo do teste.  Já no DPA, não houve nenhum outro caso detectado na semana, e o funcionário com covid-19 desde a semana passada continua afastado. Em resumo, neste dia o IBC tem 1 pessoa afastada como contactante (gab); 2 afastadas com covid-19 confirmada pelo teste RT-PCR (DED e DPA); 1 pessoa afastada com covid atestada pelo médico (DTE).

2- Obras e adequações de espaços

a) Cozinha— A diretora do DPA informou que a cozinha estava pronta, totalmente equipada, sendo arrumada, usada e testada; as portas de silicone foram instaladas e os vestiários também foram entregues.  As caixas d’água foram lavadas no fim de semana passado.  Quando à dedetização, o processo ainda estava na DOF para empenho.

b) Gêneros alimentícios e material de limpeza e EPIs— a diretora do DPA informou que ainda não conseguiu resolver o problema do empenho para a aquisição dos gêneros alimentícios que estavam faltando, apesar dos esforços que vêm sendo feitos.   Os materiais de limpeza foram aprovados e os processos estão aguardando crédito suplementar para que possam ser homologados e empenhados, assim como os EPIs.

3- Revisão do protocolo de biossegurança de prevenção à covid-19 do IBC

O grupo de trabalho formado pelos servidores Naiara Rust, Ivan Finamore e Márcia Lins, apresentaram aos demais membros do COE a minuta do documento que normatizará as atividades presenciais em todos os setores do IBC.  Alguns pontos ainda ficaram pendentes de consultas à Fiocruz, instituição que está assessorando o IBC na construção do referido documento. 

Eles também relataram o estágio em que se encontra a resposta aos questionários elaborados para serem respondidos por alunos e/ou pais do DED, DMR e DPPE (mestrado) de modo a embasar o Instituto em suas ações e providências para ofertar aulas nas modalidades presencial e/ou remota.  De acordo com a coordenadora de Pós-Graduação, professora Naiara, quatro alunas do mestrado haviam manifestado a preferência pelas aulas presenciais; o diretor substituto do DED, Ivan Finamore, disse que a resposta ao questionário ainda não estava encerrada, mas que era possível sentir que as opiniões sobre o retorno presencial e à permanência das aulas remotas estavam bastante divididas; de acordo com a diretora-substituto do DMR, Márcia Lins, o departamento ainda não tinha uma posição sobre a opinião dos alunos.

4- Encaminhamentos:

O grupo de trabalho responsável pela elaboração do protocolo irá consultar a Fiocruz para fechar as pendências e concluir o documento, que será encaminhado para aprovação do Conselho Diretor.  Na próxima reunião do COE o DPA deverá apresentar um relatório sobre as pendências e os respectivos prazos para serem sanadas para que se possa elaborar um novo cronograma de retorno. Os referidos documentos também serão anexados ao novo cronograma de retorno que o IBC terá que encaminhar ao Ministério Público Federal.

5- Avisos gerais

1) O COE se reunirá extraordinariamente na próxima terça-feira, dia 31, às 10 horas, para fechar o trabalho de elaboração do protocolo de biossegurança do IBC.

2) A próxima reunião ordinária do COE será na sexta-feira, dia 3 de setembro, em horário ainda a ser definido.

 

João Ricardo Melo Figueiredo
Diretor-Geral do IBC
Presidente do COE/IBC

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