Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre o Plano de Dados Abertos do IBC indica maior transparência
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisa sobre o Plano de Dados Abertos do IBC indica maior transparência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Consulta pública esteve disponível no período de 22 de julho a 23 de agosto

  • Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 13h41
  • Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 13h42
Gráfico com título "Grau de Aprovação", em formato de pizza, dividido em duas partes: a de cor azul traz a informação "Ótimo, 38%" e a de cor laranja, "Bom, 62%".

A pesquisa foi realizada com base os dados do IBC já divulgados no Portal dos Dados Abertos e no site institucional, 38% responderam que o Plano de Dados Abertos (PDA) é ótimo, enquanto 62% o consideraram como bom. Nenhuma resposta regular ou ruim. Os resultados revelam que houve aumento da percepção do grau de transparência do Instituto, em relação ao ano anterior.

Na pesquisa realizada em 2020, 30% responderam que o PDA era ótimo; 62% classificaram como bom; 4% indicaram o Plano de Dados Abertos como regular e outros 4% como ruim.

“Os números mostram que o trabalho do IBC tem surtido efeito. O objetivo é aperfeiçoar continuamente a visibilidade das informações e dados pertinentes à gestão do Instituto. As sugestões dos usuários são fundamentais nesse processo e podem continuar sendo feitas pelo canal Fale Conosco”, destacou a assessora da Direção-Geral, Marília Estevão, responsável pela execução do Plano de Dados Abertos do IBC.

Ao todo, na pesquisa de 2021, foram registradas 21 respostas.

Sobre o PDA

O Plano de Dados Abertos do IBC atende às determinações da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011) que regula o acesso a dados e informações detidos pelo governo por meio de seus órgãos e instituições das administrações direta e indireta.

O PDA–IBC disponibiliza dados gerados pela Instituição nas atividades que desenvolve e nos produtos que entrega aos cidadãos. Atualmente, o Instituto conta com 28 bases de dados disponibilizadas. A abertura de novas bases está prevista no PDA elaborado por uma equipe de servidores, representantes de todos os departamentos, com vigência de dois anos.

Todos os dados estão disponíveis em formatos acessíveis não só no site institucional, como no Portal dos Dados Abertos do Governo Federal. O trabalho de alimentar as duas fontes de informação é constante, contando para isso com a participação da sociedade, por meio do encaminhamento de críticas e sugestões ao Fale Conosco.

Para conhecer o PDA 2020-2022

Para visitar a página do IBC no Portal de Dados Abertos

registrado em:
Fim do conteúdo da página