Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Enxerga IF faz os primeiros atendimentos em baixa visão
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Enxerga IF faz os primeiros atendimentos em baixa visão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Projeto piloto acontece em Goiânia e inclui atendimento médico e pedagógico aos alunos com problemas visuais severos dos campi do Instituto Federal de Goiás (IFG).

  • Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 12h52
  • Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 15h41
À esquerda, estudante sentada em cadeira oftalmológica recebe atendimento de uma médica e de um médico
Estudante do IFG cadastrada no projeto recebe atendimento médico

Os atendimentos estão sendo realizados no Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), da Universidade Federal de Goiás (UFG), que permitiu o uso de suas instalações e equipamentos. A ação é coordenada pelo médico Helder Alves da Costa Filho, voluntário do Programa de Residência em Oftalmologia do IBC, e termina hoje. A expectativa é de completar o atendimento aos 35 estudantes cadastrados pelo projeto.  Amanhã (25) eles receberão os resultados das consultas, entre outras orientações.

O Enxerga IF não se restringe ao atendimento dos alunos, mas também a suas famílias, pois a falta de informação sobre como lidar com pessoas com deficiência visual é uma das mais importantes barreiras atitudinais que prejudicam a inclusão desse público na sociedade em geral e na escola em particular.

“No caso daqueles com baixa visão, que se manifesta das mais diferentes maneiras, é preciso uma atenção especial por parte daqueles com quem a pessoa convive, pois muitas vezes, pequenos detalhes fazem uma diferença enorme no aprendizado escolar e na realização de atividades cotidianas”, explicou o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, que acompanhou os primeiros atendimentos médicos ao lado do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

Segundo João Ricardo, trata-se de mais um serviço que o Instituto presta à sociedade. “O projeto pode se potencializar e realizar ações especializadas de forma sistêmica, com formação continuada para entidades parceiras, favorecendo a inclusão na Rede Federal”, completou. 

 

Intercâmbio de experiências

Ao centro, o diretor-geral do IBC, professor João Ricardo Figueiredo Melo, e o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, ladeados por profissionais que participam do projeto Enxerga IF

Segundo o diretor-geral do IBC, a cooperação com os médicos do Cerof, centro universitário e de referência nacional em oftalmologia, foi um dos destaques do projeto. “Esse intercâmbio é muito importante para a troca de experiência entre os profissionais das duas instituições”, afirmou.

O projeto Enxerga IF prevê ainda oficina para servidores que fazem atendimento aos estudantes de baixa visão. Nos dias 26 e 31, no formato online, eles serão capacitados para o acolhimento e acompanhamento pedagógico desse público.

 

 Novas parcerias 

À esquerda, Reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro; ao centro,diretor-geral do IBC, professor João Ricardo Figueiredo Melo e, à direita, o reitor do IF Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva

Se depender do IBC, o projeto Enxerga IF terá um alcance cada vez maior. Nesta segunda-feira (23), o professor João Ricardo Melo Figueiredo também se reuniu com o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, para discutir possíveis parcerias. O reitor ressaltou a importância de fortalecer esse tipo de relacionamento e demonstrou apoio à inclusão do IBC na Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica.

O encontro em Goiânia rendeu outros frutos, independentemente do projeto Enxerga IF. Na próxima semana, servidores do IFG virão ao Rio de Janeiro para dar suporte à equipe do RH do IBC. A ação faz parte de um programa de formação na área administrativa. 

“Este é o sentido de se trabalhar em rede. Cada instituição colaborando com sua expertise para o desenvolvimento do País. E é por isso que nós, do Instituto Benjamin Constant, lutamos tanto para fazer parte da Rede Federal de Educação Profissional. Temos a convicção que podemos fazer muito mais pelos estudantes cegos e com baixa visão de todo o Brasil se contarmos com a capilaridade dos institutos federais”, concluiu o diretor do IBC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página