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Informativo / covid-19

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O boletim contém as deliberações das reuniões extraordinária e ordinária do Comitê Operativo de Emergência do IBC (COE/IBC), realizadas na quarta-feira  (18) e sexta-feira (20) passadas, respectivamente.

  • Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 15h42
Descrição: sobre fundo cinza, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 6.

 

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA

Reunião do dia 20 de agosto de 2021.

Participantes:

1) João Ricardo Melo Figueiredo (diretor-geral do IBC e presidente do COE)
2) Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do DPPE)
3) Maria Odete Santos Duarte (diretora do DPA)
4) José Tadeu Madeira (diretor do DMR)
5) Jefferson Gomes de Moura (diretor do DTE)
6) Maria da Glória de Souza Almeida (assessora da Direção-Geral)
7) Marilia Estevão (assessora da Direção-Geral)
8) Ivan Finamore (supervisor do DED)
9) Márcia Lins Abade (diretora substituta do DMR)
10) Naiara Miranda Rust (coord. de Cursos de Pós-Graduação)

A reunião iniciou às 10 h, pelo Google Meet. Nela, foram atualizadas as informações sobre o quadro da pandemia de Covid–19 no IBC e os assuntos relacionados à retomada gradual e híbrida do trabalho presencial na Instituição abaixo discriminados.

1- Quadro da pandemia no IBC (profissionais em trabalho presencial)

De acordo com os a diretora do DPA, um dos  contratados da manutenção havia sido afastado no dia 13; os demais funcionários que conviviam com ele se submeteram aos testes no dia 16, cujos resultados saíram no dia 18. Como os resultados foram negativos, eles voltaram ao trabalho no dia seguinte, dia 19. Odete também relatou que um operário da empresa que está fazendo a reforma do telhado também apresentou sintomas. Não só ele como os colegas foram afastados para fazerem o teste. O diretor do DED também relatou dois casos confirmados da doença na sua equipe e que, além das pessoas doentes, foi afastada outra pessoa do departamento, como contactante. Nos demais departamentos e no gabinete da Direção-Geral não houve novos casos.

2- Obras e adequações de espaços

a) Cozinha e refeitório— A diretora do DPA informou que a cozinha estava praticamente pronta, faltando apenas a instalação das portas de silicone, solicitadas posteriormente e fora do projeto original pela nutricionista do Instituto. Segundo Odete, os vestiários também estão prontos e as placas de proteção de acrílico já chegaram e serão instaladas nas mesas do refeitório assim que os ambientes onde foram realizadas as obras estiverem limpos.

b) Gêneros alimentícios e material de limpeza e EPIs— a diretora do DPA informou que os processos para compra desses produtos estão em andamento, com exceção da carne, cujo empenho só poderá ser feito com a aprovação do Ministério da Economia, o que ainda não aconteceu. Segundo ela, o IBC vai emitir novo comunicado avisando ao Ministério que o retorno às aulas presenciais depende da compra do referido gênero alimentício.

3- Reunião extraordinária do COE/IBC (realizada na quarta-feira, 18/8)

Foi criado um grupo de trabalho, formado pelos servidores Naiara Rust, Ivan Finamore e Márcia Lins, para fazer uma revisão no texto do protocolo de biossegurança para prevenção à covid elaborada pelo DMR e também nas contribuições enviadas pelos departamentos e elaboração de uma minuta a ser analisada pelo COE e levada para análise e votação no Conselho Diretor.

Além do documento, o grupo também vai construir um formulário para avaliar o que alunos, pais e responsáveis pretendem fazer quando o IBC retomar as aulas presenciais — se vão aderir ao retorno ou se o formato remoto lhe parece mais adequado. O formulário deve ser respondido por alunos / responsáveis do DED (ensinos fundamental e médio), DMR (reabilitação) e DPPE (mestrado). O prazo dado para conclusão do trabalho vai até o próximo dia 31. O objetivo da pesquisa é subsidiar a Instituição para que ela possa se organizar para oferecer o melhor ensino possível, seja presencial, remoto ou hibridamente.

4- Encaminhamentos:

Na próxima reunião do COE o DPA deverá apresentar um relatório sobre as pendências e os respectivos prazos para serem sanadas para que se possa elaborar um novo cronograma de retorno. Os referidos documentos também serão anexados ao novo cronograma de retorno que o IBC terá que encaminhar ao Ministério Público Federal.

5- Avisos gerais

a) A próxima reunião do COE será na sexta-feira que vem, dia 27 de agosto, em horário ainda a ser definido.

 

João Ricardo Melo Figueiredo
Diretor-Geral do IBC
Presidente do COE/IBC

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