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Informativo / covid-19

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O boletim contém as deliberações das reuniões extraordinária e ordinária do Comitê Operativo de Emergência do IBC (COE/IBC), realizadas ontem (12) e hoje (13), respectivamente.

  • Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h56
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 11h19
Descrição: sobre fundo verde, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 5.

comunicado retorno presencial

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA (COE)

 

Reunião de 13 de agosto de 2021.

Participantes:

1) João Ricardo Melo Figueiredo (diretor-geral do IBC e presidente do COE)
2) Érica Deslandes Magno Oliveira (chefe de gabinete)
3) Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do DPPE)
4) Maria Odete Santos Duarte (diretora do DPA)
5) José Tadeu Madeira (diretor do DMR)
7) Jefferson Gomes de Moura (diretor do DTE)
8) Maria da Glória de Souza Almeida (assessora da Direção-Geral)
9) Marilia Estevão (assessora da Direção-Geral)
10) Ivan Finamore (supervisor do DED)
11) Márcia Lins Abade (diretora substituta do DMR)
12) Naiara Miranda Rust (coord. de Cursos de Pós-Graduação)

A reunião iniciou às 10 h, pelo Google Meet.   Nela, foram atualizadas as informações sobre o quadro da pandemia de Covid–19 no IBC e os assuntos relacionados à retomada gradual e híbrida do trabalho presencial na Instituição abaixo discriminados.

1- Quadro da pandemia no IBC (profissionais em trabalho presencial)

De acordo com os diretores de departamentos e membros do Gabinete da Direção-Geral, da última reunião do COE — realizada no dia 9 de agosto — até a presente data, não houve novos casos de covid-19 na Instituição.  O diretor do DTE disse que único membro da equipe que estava afastado como contactante retornará ao trabalho na semana que vem.  A diretora do DPA informou que dois profissionais foram afastados hoje como contactantes de familiares.  No gabinete, a funcionária que se encontrava afastada como contactante do filho retornou ao trabalho hoje.  Os departamentos não reportaram nenhum outro caso de afastamento por covid.

2– Obras e adequações de espaços

a) Cozinha e refeitório — foi lido pela diretora do DPA o documento assinado pelo dono da empresa (que fará parte do processo nº 23119.000254.2021-39 no SUAP), no qual é informado que, por conta de acréscimo de serviços não previstos no contrato inicial, a cozinha será entregue no próximo dia 20.  A partir da entrega da obra, serão reservados 10 dias para se dedetizar e colocar em ordem o ambiente — prazo considerado suficiente pela diretora Odete para se instalar as divisórias de acrílico nas mesas do refeitório.    

A diretora Odete também informou que a limpeza da caixa d’água será feita na semana que vem.  Quanto à dedetização, será preciso aguardar que a cozinha seja entregue. 

b) Gêneros alimentícios e material de limpeza — a diretora do DPA informou que boa parte dos alimentos já foi empenhada e que para o restante estão sendo feitas novas cotações, uma vez que os processos licitatórios anteriores ou foram desertos ou as mercadorias ofertadas foram reprovadas pela nutricionista do IBC. Quanto ao material de limpeza para uso exclusivo da cozinha, os processos de compra estão em fase de aprovação.

OBS: a distribuição de cestas básicas para os alunos, aconselhada pela nutricionista Paula em seu relatório, não possui mais previsão legal para aquisição, pois a orientação oficial do Ministério da Educação, respaldada pelo parecer do Conselho Nacional de Educação, é de preparar as instituições federais de ensino para o retorno presencial das atividades escolares.

Publicação DOU (Ministério da Educação
Parecer CNE Nº 6
Parecer CNE Nº 11
Parecer CNE Nº 16

c) Banheiros – os novos banheiros na área de salas de aula dos cursos da DEA já estão prontos e serão liberados para uso na próxima segunda-feira (16).

d) EPIs – a diretora do DPA informou que o segundo processo licitatório para comprar EPIs está em andamento.

3 – Reunião extraordinária do COE/IBC (realizada ontem, 12/8)

Os membros do COE se reuniram durante todo o dia de ontem para responder ao documento encaminhado pelo representante dos técnicos administrativos com considerações e sugestões ao trabalho de preparação da Instituição para a volta às atividades presenciais e para trabalhar na leitura, análise e consolidação das contribuições enviadas pelos departamentos ao protocolo de biossegurança adotado pelo departamento médico e que continuará a ser a referência adotada pelo IBC. 

A resposta ao representante dos técnicos, com cópia para os servidores do IBC, ficou de ser encaminhada ainda hoje (13); já a incorporação das contribuições dos departamentos ao protocolo de biossegurança está em fase de elaboração.

4 – Encaminhamentos:

Na próxima reunião do COE o DPA deverá apresentar um relatório sobre as pendências e os respectivos prazos para serem sanadas para que se possa elaborar um novo cronograma de retorno. Os referidos documentos também serão anexados ao novo cronograma de retorno que o IBC terá que encaminhar ao Ministério Público Federal.

5 – Avisos gerais

a) A próxima reunião do COE será na sexta-feira que vem, dia 20 de agosto, em horário ainda a ser definido.

João Ricardo Melo Figueiredo
Diretor-Geral do IBC
Presidente do COE/IBC

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