Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado o resultado de seleção de dossiês da revista Benjamin Constant
Início do conteúdo da página
Notícias

Divulgado o resultado de seleção de dossiês da revista Benjamin Constant

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Três propostas foram selecionadas e serão incorporadas ao fluxo editorial do periódico.

  • Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 17h36
  • Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 12h01
Sobre fundo amarelo, na borda esquerda do cartaz, o desenho de uma coluna jônica da cor cinza, semelhante à da fachada principal do IBC; no canto direito superior, a logo do IBC; abaixo, em letras pretas está escrito: revista Benjamin Constant, o periódico científico do Instituto Benjamin Constant, seguido pelo endereço do site da revista www.revista.ibc.gov.br e, em caixa alta, Próximos Dossiês Temáticos.
A revista Benjamin Constant é o veículo de difusão científica e cultural do IBC.

Os editores-chefes e a comissão editorial da revista Benjamin Constant receberam um total de cinco submissões. O processo de avaliação e de estabelecimento da ordem de publicação dos dossiês considerou a articulação das propostas à linha editorial da revista e suas possibilidades de interlocução acadêmica ampla, além das estratégias promissoras de internacionalização e diversidade.

A seleção de dossiês temáticos foi aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou estrangeiras, que atuarão como organizadores da publicação, na condição de editores convidados da Benjamin Constant.

As propostas selecionadas foram:

1) Temas contemporâneos para a acessibilidade da criança com deficiência visual, de Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (Ufscar) e Ailton Barcelos da Costa (Ufscar).

2) No papel e na tela: os processos de leitura e escrita de e para pessoas com deficiência visual, de Fabiana Alvarenga Rangel (IBC).

3) Educação de pessoas com deficiência visual em ciências da natureza na perspectiva inclusiva: possibilidades e desafios, de Michele Waltz Comarú (IFRJ), Douglas Christian Ferrari de Melo (UFES) e Décio Nascimento Guimarães (IFF).

Para Luiz Paulo da Silva Braga, da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa, que divide a edição da revista com a prof.ª Bianca Della Libera, o número e a qualidade das propostas apresentadas foram promissores. “Celebramos, dessa forma, a potencialidade da temática ‘Deficiência Visual’ e do reconhecimento de nossos pares do papel do Instituto Benjamin Constant como lócus de pesquisa e de produção e disseminação de conhecimento nas questões da cegueira, da baixa visão e da surdocegueira”, afirmou. “Em nome do editores-chefes e do Conselho Editorial da revista, aproveitamos para agradecer a participação de todos e lembrar que continuamos contando com a colaboração da comunidade do IBC na revista - como autores, avaliadores e leitores”, completou.

Importante lembrar que a chamada de trabalhos continua, uma vez que a revista possui um fluxo editorial contínuo. Assim, além dos dossiês temáticos, as submissões para a revista Benjamin Constant de originais que tratem de outros temas, mas articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira, estão abertas permanentemente. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.

Confira, a seguir, os temas dos próximos dossiês do periódico, já com as três propostas selecionadas na chamada pública e os respectivos prazos para submissão de trabalhos.

V. 27, nº 62 – 2021: Cultura visual e deficiência visual
Coordenadores: Bianca Della Líbera (IBC) e Luiz Paulo da Silva Braga (IBC)
Período de submissão de trabalhos: encerrado.
Previsão de publicação do dossiê: 30 de setembro de 2021.

V. 27, nº. 63 – 2021: Temas contemporâneos para a acessibilidade da criança com deficiência visual
Coordenadores (editores convidados): Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (Ufscar) e Ailton Barcelos da Costa (Ufscar).
Período de submissão de trabalhos: 15 de agosto a 15 de outubro de 2021.
Previsão de publicação do dossiê: 30 de novembro de 2021.

V. 28, nº 64 – 2022: No papel e na tela: os processos de leitura e escrita de e para pessoas com deficiência visual
Coordenadora (editora convidada): Fabiana Alvarenga Rangel (IBC).
Período de submissão de trabalhos: 1º de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.
Previsão de publicação do dossiê: 30 de março de 2022.

V. 28, nº. 65 – 2022: Educação de pessoas com deficiência visual em ciências da natureza na perspectiva inclusiva: possibilidades e desafios
Coordenadores (editores convidados): Michele Waltz Comarú (IFRJ), Douglas Christian Ferrari de Melo (UFES) e Décio Nascimento Guimarães (IFF).
Período de submissão de trabalhos: 15 de março a 15 de junho de 2022.
Previsão de publicação do dossiê: 30 de agosto de 2022.

V. 29, nº. 66 – 2023: Estudos sobre educação matemática e deficiência visual
Coordenador (Editor Convidado): Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ).
Período de submissão de trabalhos: 1º de novembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.
Previsão de publicação do dossiê: 30 de abril de 2023.

Saiba mais sobre os dossiês e o processo de submissão de originais

registrado em:
Fim do conteúdo da página