Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Informativo / covid-19
Início do conteúdo da página
Notícias

Informativo / covid-19

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O boletim contém as deliberações da reunião de ontem à tarde (9), do Comitê Operativo de Emergência do IBC ( COE/IBC).

  • Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 18h28
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h57
Descrição: sobre fundo cor de laranja, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 4.

 

comunicado retorno presencial

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA (COE)

 

Reunião de 9 de agosto de 2021.

Participantes:

1) João Ricardo Melo Figueiredo (diretor-geral do IBC e presidente do COE)
2) Érica Deslandes Magno Oliveira (chefe de gabinete)
3) Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do DPPE)
4) Maria Odete Santos Duarte (diretora do DPA)
5) Luigi Amato Bragança Amorim (diretor do DED)
6) José Tadeu Madeira (diretor do DMR)
7) Jefferson Gomes de Moura (diretor do DTE)
8) Maria da Glória de Souza Almeida (assessora da Direção-Geral)
9) Marilia Estevão (assessora da Direção-Geral)
10) Ivan Finamore (supervisor do DED)
11) Márcia Lins Abade (diretora-substituta do DMR)

A reunião iniciou às 13h30, pelo Google Meet. Nela, foram atualizadas as informações sobre o quadro da pandemia de Covid–19 no IBC e os assuntos relacionados à retomada gradual e híbrida do trabalho presencial na Instituição abaixo discriminados.

1- Quadro da pandemia no IBC (profissionais em trabalho presencial)

De acordo com os diretores de departamento e membros do Gabinete da Direção-Geral, da última reunião do COE — realizada no dia 31 de julho — até a presente data, não houve novos casos de Covid-19 na Instituição. O diretor do DMR disse que o servidor que teve o diagnóstico comprovado já retornou ao trabalho; o diretor do DTE disse que os dois casos suspeitos não eram da doença e que ainda há um membro da equipe do departamento que aguarda o resultado do RT–PCR. Jefferson também informou que o único funcionário que teve o diagnóstico confirmado já estava bom, porém permanecia em home office como contactante do filho que contraiu a doença depois dele. O diretor do DTE também informou ao Comitê que os transcritores, revisores e designers que estavam afastados por precaução diante do número de suspeitos de contágio contabilizados na reunião anterior já retornaram aos seus postos de trabalho hoje. Os diretores do DED, DPA e DPPE relataram que seus departamentos não possuem nenhum servidor ou funcionário terceirizado doente ou com suspeita de Covid. No Gabinete, o funcionário que na semana anterior também se manteve afastado como contactante também retornou ao trabalho depois de receber o resultado do teste, que deu negativo para Covid.

2– Obras e adequações de espaços

a) Cozinha e refeitório — foi informado pela diretora do DPA que a obra da cozinha está sendo finalizada e que, por causa de mudanças realizadas na já perto da data de entrega, esta acabou sendo transferida para o próximo dia 16. De acordo com o relatório da Coordenadora de Nutrição, Paula Thaís dos Santos Soares, depois da entrega da obra, seriam ainda necessários 10 dias para higienização e organização do setor. 

Ela também reportou que as placas de acrílico para reduzir as possibilidades de contágio no momento da oferta da merenda escolar ainda não foram instaladas nas mesas do refeitório. A nutricionista informou ainda que, como medida suplementar de proteção, foi decidido utilizar o salão da educação infantil como extensão do refeitório no horário das refeições e a divisão do público a ser atendido em dois turnos, evitando assim aglomeração em um mesmo espaço.

Segundo o relatório de Paula, para a cozinha funcionar é também fundamental que os serviços de dedetização e higienização do reservatório de água sejam realizados.

A diretora do DPA informou que as placas de acrílico deverão ser entregues nos próximos dias; que os perfis de alumínio necessário para instalá-las já estão no IBC e que as propostas para os serviços de dedetização e limpeza da caixa d’água estavam sendo fechado hoje.

b) Aquisição de gêneros alimentícios e produtos de limpeza para o setor de nutrição — a coordenadora de Nutrição também citou em seu relatório a urgência na aquisição de alimentos como carne bovina, macarrão, laticínios entre outros, além de produtos de limpeza, que estão em falta no estoque do IBC. A diretora do DPA também informou que o problema que estava impedindo a aquisição dos gêneros alimentícios básicos solicitados pela nutrição havia sido finalmente resolvido hoje e os pregões para a compra já estavam sendo fechados.

c) EPIs e material de limpeza para os atendimentos médicos e a reabilitação — o relatório do diretor do DMR informou que, neste momento, o IBC tinha em estoque 1836 litros de álcool em gel; 48 litros de álcool líquido; 610 litros de sabonete Triclosan e 950 aventais de manga longa descartáveis em estoque. Segundo José Tadeu, essas quantidades seriam suficientes para atender às demandas iniciais do retorno presencial ao trabalho, enquanto os produtos que estão em processo de aquisição não chegarem.

A diretora do DPA informou que os pregões para a compra de EPIs já estavam em fase de fechamento, com perspectiva de chegarem rapidamente, uma vez que se estava lançando mão da lei da Covid-19, que garante uma maior celeridade aos processos licitatórios.

3 – Ação civil pública

O diretor-geral do IBC informou que na quarta-feira passada, dia 4, o IBC foi comunicado, pela Advocacia-Geral da União, da Ação Civil Pública movida contra a Instituição e o Colégio Militar pelo Ministério Público Federal pelo não retorno das atividades presenciais. João Ricardo disse que o MEC pediu a ele todos os documentos relativos ao processo, uma vez que também foi arrolado na ação.

Para mais informações sobre este assunto, consultar o Processo 23119.000254.2021-39 no SUAP.

4 – Encaminhamentos:

  • na próxima reunião do COE o DPA deverá apresentar um relatório sobre as pendências e os respectivos prazos para serem sanadas para que se possa elaborar um novo cronograma de retorno;
  • realização de uma reunião extraordinária do COE/IBC na próxima quinta-feira (12), a ser realizada pela manhã e à tarde para tratar dos seguintes assuntos: a resposta da Direção-Geral ao documento encaminhado pelos representantes dos professores e técnicos administrativos no dia 21/7/21 e a análise das contribuições enviadas pelos departamentos para garantir as condições de biossegurança no retorno presencial considerando as especificidades dos trabalhos realizados nos respectivos setores;
  • solicitar à empresa responsável pela obra da cozinha que envie um documento ao IBC contendo a nova data de entrega do serviço.

Os referidos documentos também serão anexados ao novo cronograma de retorno que o IBC terá que encaminhar ao Ministério Público Federal:

5 – Avisos gerais

a) A próxima reunião do COE será na sexta-feira que vem, dia 13 de agosto, em horário ainda a ser definido.

 

 

João Ricardo Melo Figueiredo
Diretor-Geral do IBC
Presidente do COE/IBC

registrado em:
Fim do conteúdo da página