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Covid-19

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  • Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 17h17
  • Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 07h48
Descrição: sobre fundo verde piscina, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 3.
O boletim contém as deliberações da reunião de hoje do Comitê Operativo de Emergência do IBC.

comunicado retorno presencial

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA (COE)

 

Reunião de 30 de julho de 2021.

Participantes:

Érica Deslandes Magno Oliveira (diretora-geral em exercício do IBC)
Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do DPPE)
Ivan Finamore (diretor substituto do DED)
Jefferson Gomes de Moura (diretor do DTE)
José Tadeu Madeira (diretor do DMR)
Maria Odete Santos Duarte (diretora do DPA)
Marilia Estevão (assessora do Gabinete)

A reunião, realizada pelo Zoom, iniciou às 14 horas.  Nela, foram feitas as atualizações sobre o quadro da pandemia de Covid no IBC e sobre os preparativos para a retomada gradual, híbrida, das atividades presenciais.

1- Quadro da pandemia no IBC (profissionais em trabalho presencial)

Os responsáveis pelos departamentos reportaram a existência de quatro casos confirmados de Covid entre os profissionais que estão trabalhando presencialmente — um no DMR; um no DTE; um no DED e um no DPPE.   Também foram contabilizados quatro casos suspeitos (sem confirmação de Covid, mas com sintomas), além de seis contactantes sem sintomas, porém afastados preventivamente.  O setor que apresenta, hoje, maior vulnerabilidade à doença é o segundo andar do DTE, que além do caso confirmado, tem três casos com grande probabilidade de ser Covid e outro assintomático.

Encaminhamento:

Para reduzir os riscos de contágio por Covid no 2º andar do DTE, foi determinado que os transcritores, revisores e designers que trabalham nesse local passassem a próxima semana trabalhando remotamente, até que saíssem os resultados dos testes realizados, dando condições para que o COE, na próxima reunião, pudesse ter um quadro mais claro da situação do setor.

2– Obras e adequações de espaços

a) Foi informado pela diretora do DPA que a obra da cozinha está sendo finalizada e que tudo indica que será entregue no prazo previsto — a próxima segunda-feira, dia 2 de agosto.  Depois da entrega, de acordo com a previsão da Coordenadora de Nutrição, Paula Thaís dos Santos Soares, serão necessários cerca de 20 dias para dedetizar, limpar, reorganizar e abastecer o setor com os gêneros alimentícios, de modo a viabilizar o oferecimento da merenda escolar aos alunos.  Também de acordo com a diretora do DPA, todos os gêneros alimentícios cotados já foram empenhados, mas ainda falta adquirir outros, cuja aquisição depende das respostas dos órgãos competentes do governo sobre a forma do empenho.

b) Outra adaptação ainda pendente é a instalação das barreiras de proteção nas mesas do refeitório por causa do atraso da entrega das placas de acrílicos.

c) Quanto aos EPIs, foi realizada uma compra grande por parte do DMR que abasteceu o serviço de saúde e os demais setores do IBC que entraram em funcionamento presencial em agosto do ano passado. De acordo com o diretor do departamento, há sabão líquido, álcool em gel e aventais de manga comprida, que poderão ser utilizados para atendimento dos alunos, em quantidade suficiente para distribuir aos departamentos até que os novos pedidos de materiais encaminhados nesta semana sejam entregues — o que deve acontecer dentro de aproximadamente três meses.

Encaminhamento:

Na próxima reunião do COE deverão ser entregues pelo DMR e o DPA três documentos para embasar as decisões do Comitê relativas ao retorno das atividades presenciais:

  • relatório detalhado da Coordenação de Nutrição com todas as providências que precisam ser tomadas para a retomada do fornecimento da merenda escolar aos alunos, com as respectivas estimativas de prazo para serem efetivadas (DMR);
  • relatório sobre a quantidade e os tipos de EPIs que existem hoje em estoque no IBC (DMR);
  • relatório sobre as cotações e licitações realizadas e pendentes, com prazos de entrega dos materiais comprados pela Instituição (DPA).

Os referidos documentos também serão anexados ao novo cronograma de retorno que o IBC terá que encaminhar ao Ministério Público Federal:

3 – Elaboração de um plano contingencial de prevenção à Covid-19 único para todo o IBC

Foi reforçada a necessidade de articulação das direções dos departamentos com os respectivos servidores e funcionários terceirizados para a entrega das contribuições para o protocolo único de proteção contra a Covid-19 que será elaborado para dar a maior segurança sanitária possível ao retorno presencial.

4 – Avisos gerais

a) Em virtude do adiamento do reinício das aulas presenciais, o DPA solicitou ontem (29) a suspensão temporária dos contratos dos 18 cuidadores de alunos do DED.

a) As demandas do MPF e as respostas/encaminhamentos do IBC sobre a retomada das atividades constam no processo nº 23119.000254.2021–39, disponível aos servidores no SUAP.

b) A próxima reunião do COE será na sexta-feira que vem, dia 6 de agosto, em horário ainda a ser definido.

 

Érica Deslandes Magno Oliveira

diretora-geral em exercício do IBC

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