Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Covid-19

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Boletim 1 contém as deliberações do COE na reunião realizada no dia 6 de julho de 2021.

  • Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 10h25
  • Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 17h28
Descrição: sobre fundo azul escuro, no canto direito superior, a ilustração, em vermelho, do coronavírus.  Ao lado, em letras brancas, lê-se: "Boletim do Comitê Operativo de Emergência".  Do lado esquerdo, o numeral 1.

 

comunicado retorno presencial

 

BOLETIM DO COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA (COE)

 

Reunião de 6 de julho de 2021.

 

No início da reunião, foi informado que a obra da nova cozinha do IBC não seria entregue no próximo dia 9, como previsto, o que inviabilizaria o retorno escolar, marcado para três dias depois, dia 12. A nova previsão de entrega ficou para 2 de agosto. Ficou estabelecido então que o retorno presencial das atividades da educação básica e profissional ficaria suspenso, aguardando a confirmação da entrega da cozinha e sua prontidão para entrar em funcionamento.

É importante reiterar que com o retorno de atividades escolares do estado e município, da UFRJ, assim como a retomada de algumas ações por parte dos institutos federais, está deflagrado um processo de normalização das atividades acadêmicas presenciais no estado e no município do Rio e a superação desse período tão obscuro para a educação brasileira, principalmente para as pessoas com deficiência visual.

Sem desrespeitar os protocolos de saúde necessários e sem negar a existência e convivência ainda por muito tempo com a COVID-19, temos o compromisso com a educação e reabilitação da pessoa cega — com a estimulação do bebê, a alfabetização das crianças e a realização de atividades práticas em nossos cursos de formação profissional para que nossos alunos possam ter a oportunidade de ganhar um espaço no mundo do trabalho.

Tal preocupação também foi compartilhada em reunião da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB) da qual o diretor-geral do IBC participou na semana passada.  Nela, representantes de diversas instituições filiadas manifestaram a necessidade do atendimento presencial para as pessoas cegas e com baixa visão. No contexto do IBC, contudo, tal realidade só pode ocorrer com condições básicas de atendimento, o que inclui a oferta de merenda escolar.

Assim, o COE decidiu seguir a orientação dada no último comunicado: de que o processo de retorno poderia avançar ou retroceder dependendo das condições do momento a serem avaliadas semanalmente pelo COE. Logo, com o adiamento da retomada das aulas presenciais, o Comitê decidiu que:

1)     o retorno presencial dos técnicos-administrativos seria tratado em cada departamento.  Desta forma, os planos de trabalho deverão apresentados até o dia 12 de julho, observando-se a possibilidade do trabalho híbrido ou remoto, de acordo com as necessidades de cada setor, buscando assim uma ação de retorno gradual e que busca a eficiência e a entrega dos serviços à população — monitorada e acompanhada pelo COE;

2)     a Direção do IBC irá cuidar para que a obra da cozinha seja concluída o mais rapidamente possível para não atrasar ainda mais a retomada das atividades escolares na nossa Instituição;

3)     o adiamento do retorno será comunicado formalmente ao Ministério Público Federal, juntamente com um novo plano de retomada das atividades presenciais;

4)     os departamentos terão até o dia 2 de agosto para analisar e apresentar suas contribuições ao documento com os protocolos de proteção para COVID-19 disponibilizados pelo DMR e que estão sendo adotados desde o retorno presencial dos atendimentos médicos, no ano passado.

Os fatos demonstram o que vem sendo vivenciado no IBC durante a pandemia: o compromisso da gestão em garantir condições favoráveis para a comunidade da instituição e nosso compromisso com a avaliação da atual crise, constantemente, com o foco na saúde pública e na melhor maneira de atendermos as pessoas cegas e com baixa visão, razão de sermos servidores do Instituto Benjamin Constant.

 

Rio de Janeiro, 7 de julho de 2021.

 

João Ricardo Melo Figueiredo
presidente do COE
diretor-geral do IBC

registrado em:
Fim do conteúdo da página