Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC inaugura implantação do SUAP em live para a comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC inaugura implantação do SUAP em live para a comunidade acadêmica

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) começa a ser usado hoje para abertura e trâmite de processos e documentos.

  • Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 11h33
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 10h40
Tela de computador.  Ocupando a maior parte da tela, o diretor-geral do IBC; na lateral direita, acima, a diretora do Departamento de Planejamento e Administração, Maria Odete Santos Duarte; abaixo, a assessora da Direção-Geral e coordenadora de Comunicação do IBC, Marília Estevão.
A live foi ao ar na manhã de hoje (15).

Com ele, todo o gasto de papel e de tempo com as etapas meramente físicas desses documentos passam a fazer parte do passado da Instituição. "Realmente é uma mudança muito importante, que trará grandes frutos para o IBC, mas que exigirá, nesse primeiro momento, muita paciência e colaboração de todos. Afinal, todos nós teremos que aprender a usar o sistema, o que demanda um certo tempo", alertou a diretora do Departamento de Planejamento e Administração, Maria Odete Santos Duarte, que participou da live, ao lado do diretor-geral da Instituição, João Ricardo Melo Figueiredo.

O coordenador-geral de Informática, Moacir de Jesus Gomes, envolvido nos preparativos para a retomada, hoje, da abertura dos processos no novo sistema, não pôde participar da transmissão, mas enviou um vídeo dando as boas-vindas a todos ao SUAP. Ele ressaltou o salto de eficiência que o IBC já com este primeiro módulo e repassou as informações básicas para os servidores acessarem o Sistema. "Os usuários vão poder contar com dois manuais com as orientações para o uso do SUAP: um que ensina como elaborar um documento ou um processo eletrônico, e outro sobre as etapas processuais e os modelos de documentos necessários para instruir os processos nos respectivos ciclos de vida.

O discurso do diretor-geral do IBC encerrou a live, deixando bem claro que a gestão fará todo o esforço necessário para implantação dos demais módulos do Sistema, que ele considera fundamental para este momento porque vive o IBC, de ampliação de suas ações institucionais. Segundo ele, a outra mudança de paradigma administrativa do IBC será a implantação do módulo acadêmico, que facilitará radicalmente as rotinas das atividades fins do IBC — o ensino, a pesquisa e a extensão — e, consequentemente, das pessoas que se dedicam a elas, como professores, alunos, pesquisadores e servidores envolvidos em projetos institucionais.

João Ricardo falou também sobre a importância de o IBC se somar às outras 40 instituições que já usam o SUAP. "Como bem disse o diretor de tecnologia do IFRN, André Gustavo Duarte de Almeida, a adesão de uma instituição especializada como o IBC é também muito importante para o aprimoramento do Sistema, que acontece de forma colaborativa. Assim, esperamos também contribuir para a acessibilidade do SUAP às pessoas com deficiências visuais", concluiu.

Acesso ao SUAP

Entre hoje e sexta-feira, a CGI enviará, a todos os servidores, a senha de acesso ao sistema. Por enquanto ela não poderá ser mudada pelo usuário, mas os profissionais encarregados da implantação do SUAP já estão trabalhando nessa possibilidade, que será disponibilizada em breve.

O site institucional já conta com um acesso direto ao Sistema na barra superior de atalhos, ao lado do acesso ao webmail novo.

Outra opção, é fazer o acesso pelo site do sistema: suap.ibc.gov.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página