Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertos os processos seletivos para alunos novos do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Abertos os processos seletivos para alunos novos do IBC

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os editais para ingresso na educação infantil, ensino fundamental e nos cursos técnicos de nível médio foram publicados hoje (2) no Diário Oficial da União (DOU).

  • Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 12h13
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h42
 “Ano letivo 2021; matrículas abertas de hoje até 11 de junho!!”. Abaixo, à esquerda, foto de sala de aula com paredes decoradas com desenhos de arco-íris e nuvens coloridas e do globo terrestre.  Os alunos estão sentados no chão de tábua corrida, enquanto a professora interagem com dois alunos fantasiados de dinossauros. Ao lado, em letras pretas, lê-se: “Pré-escola e ensino fundamental. Abaixo, à direita, foto de uma sala de aula com várias carteiras escolares azuis.  Ao centro, três homens estão de pé examinando a perna de outro homem, deitado em uma maca azul.  Ao lado, à esquerda, em letras pretas, lê-se: “Cursos técnicos de nível médio”.

As inscrições para todos os cursos deverão ser feitas de hoje (2) a 11 deste mês, tanto presencialmente quanto pela internet. Se for presencialmente, o responsável ou o aluno (caso tenha mais de 18 anos) deverá se dirigir à Secretaria-Geral do IBC no horário das 7 h às 16 horas, de segunda à sexta-feira; já a inscrição pela internet será feita pelo Google Formulários, clicando no seguinte endereço: https://forms.gle/p5aHZM7KfpJy8qsn8. O prazo de inscrição será o mesmo da matrícula presencial.

Estão sendo oferecidas 9 vagas para a educação infantil (pré-escola) e 47 para o ensino fundamental, assim distribuídas:

  • 1° ano: 5 vagas
  • 2° ano: 2 vagas
  • 3° ano: 3 vagas
  • 4° ano: 3 vagas
  • 5° ano: 2 vagas
  • 6° ano: 5 vagas
  • 7° ano: 15 vagas
  • 8° ano: 5 vagas
  • 9° ano: 7 vagas

Caso o número de candidatos exceda a oferta de vagas, estas serão sorteadas, conforme as regras descritas no edital. O processo de seleção para essas duas etapas de ensino contará com duas avaliações: uma oftalmológica e outra com a equipe multidisciplinar. 

Cursos técnicos

Para o próximo ano letivo, o IBC está oferecendo 52 novas vagas, distribuídas pelos seguintes cursos:

  • curso técnico de instrumento musical integrado ao ensino médio: 12 vagas (4 para violão, 4 para guitarra e 4 para piano);
  • curso técnico de artesanato integrado ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja): 12 vagas (4 para cerâmica, 4 para escultura e 4 para serigrafia);
  • curso técnico de revisão de textos no Sistema Braille concomitante ou subsequente ao ensino médio: 12 vagas
  • curso técnico de massoterapia concomitante ou subsequente ao ensino médio: 16 vagas

A primeira etapa do processo seletivo ocorrerá de forma remota, com características próprias para cada curso, conforme os respectivos anexos do edital. Por causa das restrições impostas pela pandemia, as provas escritas foram substituídas por entrevistas, por videochamadas pelo Google Meet. Apenas os candidatos às vagas do curso de revisor de textos no Sistema Braille farão o Teste de Habilidade Específica (THE). 

O ano letivo 2021

Para a fim de dar conta da carga horária dos anos letivos de 2020 e 2021, o IBC organizou o seu calendário acadêmico em formato de biênio com sábados letivos, conforme a Portaria IBC nº 2, de 3 de fevereiro de 2021, garantido pelo artigo 2º da  Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Assim, os alunos que participarão do processo seletivo para ingresso no ano letivo 2021, cumprirão o ano escolar do início de julho a dezembro deste ano.

"Por causa da pandemia e resguardados pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional da Educação, por enquanto o IBC está realizando suas atividades letivas remotamente. Porém, por sabermos da importância do toque, do contato físico entre professor e aluno, principalmente nas classes iniciais de alfabetização em braille, estamos nos preparando também para a possibilidade de passarmos para o ensino híbrido assim que as condições sanitárias do município do Rio de Janeiro assim o permitirem", explicou o diretor do Departamento de Educação, prof. Luigi Amato Bragança Amorim.

registrado em:
Fim do conteúdo da página