IBC abre novas bases de dados institucionais ao público
A página de dados abertos do IBC reúne as informações referentes às atividades, servidores e demais colaboradores, além dos serviços prestados ao público pela Instituição, atendendo às determinações da Lei de Acesso a Informação Pública (Lei 12.527/2011)
As oito novas bases são as primeiras a serem disponibilizados pelo PDA 2020-2022, previamente submetidas a consulta pública que definiu a prioridade de disponibilização. Os dados nelas reunidos dizem respeito ao ano de 2020, a saber:
- Convênios e acordos, que apresenta os convênios e acordos firmados pelo IBC, com seus respectivos objetos, vigência e valor;
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Distribuição de recursos didáticos especializados para pessoas cegas e com baixa visão, que apresenta o total de materiais didáticos tridimensionais, grafotáteis e ampliadosdistribuídos pela Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME);
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Pesquisas sobre recursos didáticos para pessoas cegas e com baixa visão desenvolvidas pela DPME, sobre as pesquisas realizadas na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) que geraram novos recursos didáticos testados e aprovados para estudantes cegos e com baixa visão e que entraram na listagem de ampla distribuição nacional para instituições públicas de ensino;
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Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC (CEPEQ), com número de novas pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC desenvolvidas em articulação com a instituição ou tendo-a como campo de pesquisa. A duração das pesquisas não é anual. Portanto, o indicador reflete apenas o número de novas entradas e não necessariamente o número de pesquisas em desenvolvimento no IBC no período;
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Títulos publicados pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa, traz o número de publicações do IBC editadas pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), tais como livros técnico-científicos, didáticos e paradidáticos, coleções, manuais técnicos etc;
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Roteiros de audiodescrição elaborados, com o número e os nomes dos roteiros de audiodescrição elaborados por profissionais do IBC;
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Produção e distribuição de obras e impressos adaptados ao formato ampliado , apresentando o total de produção e distribuição de revistas, livros didáticos, literários e outros materiais impressos adaptados para o formato ampliado de modo a atender ao público com baixa visão; e
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Relação de professores por área de atuação, na qual são disponibilizados o total e os nomes dos professores do IBC com as respectivas informações sobre grau acadêmico, lotação e área de atuação institucional.
"A abertura dos dados institucionais é extremamente sadio não só para a sociedade, que passa a ter elementos para conhecer as atividades desenvolvidas pelas instituições e, com isso, acompanhar como o dinheiro público vem sendo gasto; todas essas informações organizadas e colhidas sistematicamente passam a ser uma importante ferramenta de gestão, para avaliação do próprio fazer institucional, permitindo inclusive melhorar os serviços prestados à sociedade ", explica a jornalista do Instituto, Marília Estevão (foto ao lado), responsável pela execução do presente PDA e pela divulgação das informações repassadas pelos departamentos do IBC tanto aqui, no sítio institucional, como no Portal dos Dados Abertos do governo federal.
No próximo mês de agosto, será feita uma consulta pública para avaliar a qualidade de todas as bases de dados do Instituto, que por enquanto somam 24. "É muito importante que tanto a comunidade do IBC como a população de uma forma geral conheçam nosso inventário de dados e contribua para melhorá-lo, sugerindo novas bases ou mesmo dando sugestões para aprimorar as que já temos abertas", completou a servidora.
Um dos principais critérios para a abertura de novas bases de dados são as demandas do cidadão que são encaminhadas à Instituição pelos seus diferentes canais de comunicação com o público, como o Fale Conosco e o Serviço de Informação ao Cidadão (E-SIC), que agora está integrado ao Fala.BR
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