Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Direção-Geral dá posse aos novos professores da residência médica
Início do conteúdo da página
Notícias

Direção-Geral dá posse aos novos professores da residência médica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este foi o primeiro processo seletivo realizado para professores substitutos da área médica no IBC.

  • Publicado: Quarta, 21 de Abril de 2021, 10h05
  • Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 14h25
Descrição: Em um auditório, sentados à mesa  de autoridades, três homens e uma mulher, todos de máscara.  Na audiência, de frente à mesa, duas mulheres e um homem prestam atenção ao que uma das pessoas da mesa está dizendo.
A solenidade foi realizada no Auditório Maestro Gurgulino de Souza, dentro das normas de biossegurança para evitar o contágio por Covid-19.

A assinatura do termo de posse dos três novos professores foi no auditório Maestro Francisco Gurgulino de Souza. Participaram dela o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo; o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), José Tadeu Madeira; a diretora do Departamento de Planejamento e Administração (DPA), Maria Odete dos Santos Duarte; a assessora da Direção-Geral, Marília Estevão; e o médico Rogério Neuralter, representando os demais colegas do serviço médico do IBC e a responsável pela Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO), Jéssica Mauch Almeida Rossoni.

O diretor-geral deu as boas-vindas a todos e falou da importância da contratação de médicos para atuarem na formação de novos especialistas na área da oftalmologia, dando estabilidade ao Programa de Residência Médica do IBC por garantir o atendimento aos residentes durante toda a passagem deles pela Instituição. "Estamos muito felizes com a chegada de vocês para orientar nossos alunos da residência e reforçar o atendimento médico ao nosso público", disse João Ricardo, agradecendo a todos os servidores que vêm lutando, ao lado dele — em especial ao médico Rogério Neuralter — pela manutenção e aprimoramento da formação oferecida pelo IBC e que é uma referência no Rio de Janeiro na área da oftalmologia.

Dr. Rogério fez uma breve retrospectiva do atendimento médico no IBC, lembrando que, mesmo antes de possuir um programa de residência, já recebia jovens médicos interessados em se aprofundar na especialidade da oftalmologia. Segundo ele, muitos dos egressos da residência costumam voltar ao Instituto, anos depois, já com uma bagagem bem mais sólida, para contribuírem, voluntariamente, para a formação de outros colegas, exatamente como fizeram dois dos novos professores contratados — os médicos Felipe e Mariana Tudesco. Casados e ex-residentes do IBC, eles atuavam há anos como voluntários do Programa de Residência; já a médica Ana Cristina Ribeiro participava do programa até o ano passado, quando concluiu sua residência. 

IMG 3786Na sua fala, o diretor do DMR falou sobre a importância do serviço médico na estrutura . "O serviço médico é um braço fundamental da nossa instituição, com muita visibilidade e demanda por parte da sociedade.  Esta posse é apenas o início de um trabalho que exigirá muito de todos nós, mas que vale à pena, pois foi um desafio chegarmos até aqui e será sempre um desafio continuarmos este trabalho tão importante", disse Tadeu, reconhecendo o esforço do diretor-geral da Instituição para retomar e manter tanto o programa de residência quanto o atendimento médico em meio às dificuldades surgidas desde 2015 e que culminaram com a pandemia.

Coube à  diretora do DPA proceder à posse, não sem antes dar as boas-vindas aos professores.  "O DPA está à disposição de vocês para tirar todas as dúvidas que tenham e ajudá-los no que for necessário daqui para frente", disse Odete.  Em seguida Felipe, Mariana e Ana Cristina assinaram os respectivos termos de posse.  Terminadas as formalidades, os novos professores posaram para a foto com o livro dos 150 anos e a medalha dos 160 do IBC, com os quais foram presenteados pela Direção-Geral do Instituto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página