Lançado edital do 3º Concurso Nacional do Livro Tátil
O IBC foi a instituição escolhida pela ONG francesa Les Doigts qui Rêvent para organizar este concurso que é a etapa brasileira do concurso internacional sobre o assunto do qual participam, além do Brasil, outros 22 países.
O concurso internacional confere o Prêmio Typhlo&Tactus há 21 anos para os autores das melhoras obras voltadas a crianças cegas e com baixa visão na faixa dos 3 aos 12 anos de idade. Ele foi criado pela instituição Les Doigts qui Rêvent (LDQR), fundada em 1994 pelo professor Philippe Claudet, especializado no ensino de crianças com deficiências visuais, e pelos pais de quatro crianças cegas da escola onde ele lecionava.
Iniciativa sem fins lucrativos, o Prêmio tem como objetivo estimular a criação, a produção e a difusão de livros acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, sendo realizado hoje em 23 países de todos os continentes.
Em 2015, o Instituto Benjamin Constant foi convidado a ser o responsável pela edição brasileira, por meio da assinatura de um convênio com a LDQR. De lá para cá, foram duas etapas nacionais organizadas pelo Instituto — em 2017 e 2019. No concurso desse ano houve uma mudança relevante, por causa da pandemia: foi retirada a obrigatoriedade de testagem da obra com crianças cegas e com baixa visão da mesma idade do público para o qual ela é destinada.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de maio.
Para mais informações sobre o 3º Concurso Nacional do Livro Tátil, consulte o edital.
Todos os documentos que serão gerados no decorrer do certame poderão ser consultados na área Concursos Públicos do sítio institucional.
Redes Sociais