Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançado edital do 3º Concurso Nacional do Livro Tátil
Início do conteúdo da página
Notícias

Lançado edital do 3º Concurso Nacional do Livro Tátil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O IBC foi a instituição escolhida pela ONG francesa Les Doigts qui Rêvent para organizar este concurso que é a etapa brasileira do concurso internacional sobre o assunto do qual participam, além do Brasil, outros 22 países.

  • Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 11h21
  • Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 14h38
Cartaz dividido em duas partes.  À esquerda, sobre fundo salmão, no ângulo superior, um tarja marrom com letras em salmão está escrito: participe!!; abaixo, em letras pretas: "Por mais e melhores livros táteis para crianças cegas e com baixa visão; abaixo, a logo da Tiphlo& Tactus, seguido de: "Concours Internacional de Livres Tactiles"; abaixo: "3º Concurso Nacional de Livros Táteis"; abaixo, a logo do IBC e a da instituição Les Doigts qui Rêvent.  Do lado direito, o detalhe das mãos de uma crianca explorando um livro tátil multicolorido.
Os vencedores do concurso do IBC irão representar o Brasil na etapa internacional, que será realizada, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na cidade de Padova, na Itália.

O concurso internacional confere o Prêmio Typhlo&Tactus há 21 anos para os autores das melhoras obras voltadas a crianças cegas e com baixa visão na faixa dos 3 aos 12 anos de idade. Ele foi criado pela instituição Les Doigts qui Rêvent (LDQR), fundada em 1994 pelo professor Philippe Claudet, especializado no ensino de crianças com deficiências visuais, e pelos pais de quatro crianças cegas da escola onde ele lecionava.

Iniciativa sem fins lucrativos, o Prêmio tem como objetivo estimular a criação, a produção e a difusão de livros acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, sendo realizado hoje em 23 países de todos os continentes.

Em 2015, o Instituto Benjamin Constant foi convidado a ser o responsável pela edição brasileira, por meio da assinatura de um convênio com a LDQR. De lá para cá, foram duas etapas nacionais organizadas pelo Instituto — em 2017 e 2019. No concurso desse ano houve uma mudança relevante, por causa da pandemia: foi retirada a obrigatoriedade de testagem da obra com crianças cegas e com baixa visão da mesma idade do público para o qual ela é destinada.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de maio.

Para mais informações sobre o 3º Concurso Nacional do Livro Tátil, consulte o edital.

Todos os documentos que serão gerados no decorrer do certame poderão ser consultados na área Concursos Públicos do sítio institucional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página