Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Benjamin Constant passa por reformulação total
Início do conteúdo da página
Notícias

Revista Benjamin Constant passa por reformulação total

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A publicação ganhou um site só para ela e uma nova política de publicação. Confira os detalhes.

  • Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 15h19
  • Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 14h51
Sobre fundo cinza, na borda esquerda do cartaz, o desenho de uma coluna jônica, semelhante à da fachada principal do IBC, num tom de cinza mais escuro; ao lado, em letras azuis, lê-se: "De casa nova".  Do lado direito da imagem, a ilustração de um monitor de computador mostrando, na tela, a página inicial do novo site da revista Benjamin Constant.
O novo site da revista funcionará como uma plataforma de publicacão digital.

Depois de 26 anos de criação, a revista Benjamin Constant alça novos voos, transformando-se em uma verdadeira plataforma de difusão científica na área da educação especializada para pessoas com deficiência visual. A principal mudança foi de conceito, pois ela deixará de ser um revista convencional em termos de formato e periodicidade  para ser uma publicação de fluxo contínuo, em que os leitores terão acesso aos conteúdos assim que cada um deles for aceito e diagramado, sem que os demais também já tenham passado pelas mesmas etapas. Ou seja, a publicação não precisa estar completa para começar a ser lida.

foto IBCDe acordo com o responsável pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa, Luiz Paulo da Silva Braga (foto ao lado), que divide a edição da revista com a prof.ª Bianca Della Libera, este processo de publicação é uma tendência entre os periódicos científicos da atualidade. O objetivo principal é acelerar o processo de comunicação das pesquisas, colocando seus conteúdos disponíveis o mais rapidamente possível para leituras e citações. Com isso, visa-se, também, atender aos requisitos de indexação em grandes bases de dados, elevando a classificação da revista pelo Qualis Capes.

O Qualis Capes é um sistema que classifica a produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, baseado nos artigos publicados nos periódicos, revistas, anais e livros científicos editados e publicados por esses programas, englobando todas as áreas do conhecimento. Assim, o Qualis se consolidou como o indicador brasileiro de publicações científicas com bom conteúdos para ser consultado por quem deseja se aprofundar em um determinado assunto. Na última avaliação realizada pela Capes e publicada para consulta na Plataforma Sucupira, para o quadriênio 2013-2016, a Benjamin Constant foi classificada como B1 na área de ensino e B4 na área da educação.

"Acreditamos que as mudanças no fluxo editorial e nas políticas editorial e de seções da revista fortalecerão ainda mais a Benjamin Constant no cenário de periódicos científicos do país, já que visam ampliar o número, a diversidade de trabalhos publicados e o alcance da revista, dando mais agilidade e confiabilidade ao processo de avaliação por pares e de publicação dos trabalhos recebidos", explicou Luiz Paulo.

As primeiras contribuições que farão parte do próximo número da BC serão publicadas no site da revista ainda em abril de 2021. Além disso, com base nas principais revistas das áreas de educação e ensino do País, a partir do nº 62 da BC, a Comissão Editorial adotará o modelo de identificação por volume e número. O volume de cada edição corresponderá ao número sequencial do ano-calendário, contado a partir do ano de fundação da revista (ano 1995). O número da edição corresponde ao número sequencial da edição. Portanto, o próximo número publicado será o v. 27, n. 62.

Outra informação importante é que, mesmo na casa nova, a Benjamin Constant também continuará presente aqui, no site do IBC. A diferença é que o arquivo em PDF dela será incorporado ao repositório somente quando a edição estiver fechada, já com todos os artigos incorporados.

De 1995, quando foi criada por iniciativa da então Divisão de Documentação e Informação (DDI) do Departamento Técnico-Especializado (DTE), até hoje foram 312 trabalhos publicados — todos em uma área até hoje muito carente de produção científica e acadêmica e que é justamente a expertise do Instituto Benjamin Constant. "Não podemos deixar de lembrar de todos os esforços empreendidos pelos antigos editores da BC e membros da Comissão Editorial que, ao longo dos 26 anos de existência da revista trabalharam em prol de sua qualidade, com destaque para os colegas Fábio Bernardo e Naiara Rust, que foram os responsáveis por conduzir o processo de migração da revista para o OJS, agora finalizado pela atual equipe editorial", concluiu o editor da nova Benjamin Constant.

Confira abaixo as demais mudanças na revista

1) Chamada para publicação - DOSSIÊ TEMÁTICO "CULTURA VISUAL E DEFICIÊNCIA VISUAL"

A partir de sua próxima edição, a Benjamin Constant publicará dossiês temáticos. No primeiro deles, os editores convidam pesquisadores de diferentes áreas (arte, antropologia, comunicação, educação, ensino, história, museologia, sociologia etc.) a contribuírem com artigos e relatos de experiência que tensionem – de maneira substancial – as relações entre cultura visual e deficiência visual, deficiência visual associada a outras deficiências e surdocegueira, em suas mais variadas dimensões e potencialidades.

O período de submissão de trabalhos vai de 15 de abril a 15 de julho de 2021, e a previsão de lançamento do dossiê é 15 de outubro de 2021.

Confira as regras e os procedimentos para submissão (pdf testado no NVDA 2020.4).

2) Chamada para submissão de dossiês temáticos - SEJA UM EDITOR CONVIDADO DA BENJAMIN CONSTANT

A Comissão Editorial da Benjamin Constant está recebendo propostas de dossiê sobre temas relevantes ou emergentes na área de conhecimento interdisciplinar articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira. A chamada é aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou estrangeiras. Os proponentes atuarão como organizadores do dossiê (máximo de 2 pessoas), na condição de editores convidados da Benjamin Constant.

As propostas serão recebidas por meio do preenchimento do Formulário de Submissão de Dossiê Temático para a BC. O período de submissão vai de 15 de abril a 15 de julho de 2021, e a previsão de divulgação dos resultados é agosto de 2021.

Confira as regras e os procedimentos para submissão neste link.

3) Alteração no processo de submissão de trabalhos – MIGRAÇÃO PARA O OJS

Todo o processo de submissão e avaliação dos originais recebidos passa agora a ser realizado pelo site da revista, que utiliza o software Open Journal System (OJS), que além de ser recomendado pela Capes, permite uma melhor avaliação da qualidade dos periódicos e mais rapidez no fluxo das informações.

Pelo fato de estar em fase de implantação, o site da revista pode ainda apresentar instabilidades. Os autores, leitores e avaliadores que enfrentem algum problema para ter acesso às funcionalidades do site devem entrar em contato com os editores da revista pelo e-mail revistabenjaminconstant@ibc.gov.br.

Lembramos ainda que, além do dossiê temático, a Benjamin Constant está aberta permanentemente à submissão geral de originais, nas temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões são feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.

registrado em:
Fim do conteúdo da página