Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicado o 1º livro do Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Publicado o 1º livro do Centro de Estudos e Pesquisas do IBC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A live de lançamento será no próximo dia 7 (quarta-feira) e contará com a participação dos autores dos artigos que compõem a obra.

  • Publicado: Sexta, 02 de Abril de 2021, 15h28
  • Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 14h50
Cartaz dividido em duas partes, cada qual com um tom de azul: à direita, azul marinho, sobre o qual está escrito, em letras brancas: "O primeiro de muitos". À esquerda, um tom mais claro, tendo escrito, verticalmente, em letras brancas: "disponível para download".  Centralizado no limite das duas cores, a capa do livro Ciência em Foco: O Centro de Estudos e Pesquisas do instituto Benjamin Constant, cujo nome e demais dizeres estão escritos em letras azul-marinhas sobre fundo rosa salmão.  Abaixo do título do livro, lê-se: organizador, Luiz Paulo da Silva Braga. Abaixo, a ilustração de uma lupa focando a fachada do IBC.  No pé da página, o emblema da instituição, seguida pelo nome — Instituto Benjamin Constant.
O objetivo da direção do Cepeq é publicar novas edições do Ciência em Foco a cada dois anos.

A primeira edição do Ciência em Foco é composta por 11 artigos, distribuídos em quatro partes: Linguagens, Códigos e Deficiência Visual; Produção e Utilização de Material Didático Especializado; Atendimento Especializado e Promoção da Saúde e do Bem-Estar; e Balanço da Produção de Conhecimento no Instituto Benjamin Constant — esta última, que dá o mote para o subtítulo da publicação: O Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant.

“A ideia foi criarmos uma coleção específica do Cepeq na qual pudéssemos tornar públicos os resultados dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do IBC e também de outras instituições, mas que desenvolvem projetos aqui. Esta primeira edição apresenta artigos sobre pesquisas realizadas entre os anos de 2018 e 2020", explicou o responsável pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP) e organizador do livro, Luiz Paulo da Silva Braga, que também assina o último artigo do livro, debruçando-se exatamente sobre a produção do Centro, nas aspectos qualitativo e quantitativo. 

Segundo Luiz, espera-se que a série Ciência em Foco seja alimentada com novas edições a cada dois anos, seguindo o exemplo da série de livros do Seminário Conectando Conhecimentos. Mas a importância desta edição é que ela apresenta ao leitor a gama de abordagens ligadas à educação especializada na área da deficiência visual ancoradas no fazer institucional, geradas e desenvolvidas no dia a dia do atendimento de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, seja nas classes do ensino fundamental, seja nos cursos e atendimentos em reabilitação. 

“Eu estou muito feliz, o livro está muito bom. Com ele, estamos mostrando à sociedade que o IBC é um centro de referência, porque produz conhecimento e ajuda imensamente na educação das pessoas com deficiência visual”, disse a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Elise de Melo Borba Ferreira.

A expectativa agora dos pesquisadores do Cepeq é com a live de lançamento do livro, marcada para o próximo dia 7, quarta-feira que vem. O evento será transmitido pelo canal da DPP do Youtube. “A gente convida a todos a se inscreverem no nosso canal para receber as notificações não só desta live, como de todas as outras que fazemos”, convidou a diretora do DPPE.

Para aqueles que quiserem participar da live por dentro dos artigos do livro Ciência em Foco: O Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant, é só dar o download da obra, que já está disponível ao público.

registrado em:
Fim do conteúdo da página