Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seleção para mestrado profissional do IBC atrai 118 candidatos
Início do conteúdo da página
Notícias

Seleção para mestrado profissional do IBC atrai 118 candidatos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As inscrições encerraram à meia-noite de ontem (26) e serão analisadas pela comissão organizadora do certame. 

  • Publicado: Sábado, 27 de Março de 2021, 14h32
  • Última atualização em Quinta, 27 de Mai de 2021, 09h06

De acordo com o edital da Chamada Pública, o próximo passo será a conferência da documentação apresentada pelos candidatos. Não serão aceitas inscrições em que falte qualquer um dos documentos obrigatórios ou que, mesmo presente, esteja com arquivos ilegíveis ou corrompidos. Pré-projetos que fujam do escopo do curso também não serão aceitos. 

A listagem de candidatos que tiveram suas inscrições homologadas será divulgada no sítio oficial no programa, no próximo dia 9 de abril, de acordo com o cronograma que consta no Anexo II da Chamada. As candidaturas não homologadas serão consideradas eliminadas do processo seletivo.

Os candidatos que se sentirem prejudicados terão os dias 12 e 13 de abril para entrarem com recurso contra o resultado da homologação das inscrições.

Perfil dos candidatos

Como o prazo de inscrições encerrou à meia-noite de ontem, até o fechamento desta matéria ainda não se tinha o quadro preciso dos candidatos que responderam à Chamada Pública do primeiro curso de mestrado profissional do IBC, que é também o primeiro do Brasil na temática do ensino voltado às pessoas com deficiência visual. Contudo, as informações preliminares são de que 89% dos inscritos no processo seletivo trabalham ou já trabalharam com pessoas com deficiência visual e que 81% são professores — a maioria do estado do Rio de Janeiro, apesar de haver inscrições de candidatos de outros estados, como Pará, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso, Paraíba e Distrito Federal. 

"No início da próxima semana teremos um quadro mais preciso da concorrência para divulgar", informou a professora Naiara Rust, presidente da comissão organizadora do processo seletivo e coordenadora dos cursos de pós-graduação do IBC, que se disse surpresa por ter recebido inscrições de pessoas de diferentes estados brasileiros. "Esperamos que o curso e as pesquisas desenvolvidas possam consolidar o IBC como uma Instituição com forte potencial formador, contribuindo assim para inclusão das pessoas com DV na sociedade”, concluiu. 

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, considerou que, como curso de estreia na pós-graduação stricto sensu, o número de inscrições na primeira fase do mestrado foi bem expressivo. Na opinião dele, este é um indicador da importância das formações e capacitações ofertadas pela instituição para contribuir para o atendimento efetivo das pessoas cegas e com baixa visão nas escolas brasileiras. 

"Uma oferta como esta vai trazer para a academia as questões vivenciadas pelos profissionais da educação especial, contribuindo para que os alunos possam ser realmente incluídos na sociedade", completou João Ricardo. Segundo o diretor, a procura pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual demonstra a responsabilidade e a necessidade de o IBC expandir sua atuação para responder às necessidades das pessoas com deficiência visual em todos os estratos sociais, seja na escola, no mundo do trabalho, nas organizações públicas e privadas, na política, enfim, onde quer que elas estejam.

registrado em:
Fim do conteúdo da página