Mudança de nome
NAIT é a sigla de Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho — um serviço criado pelo IBC para contribuir com a retomada da vida laboral das pessoas cegas e com baixa visão.
De acordo com coordenadora do serviço, Sônia Rocha, a mudança do nome do núcleo de Núcleo de Capacitação e Empregabilidade (Nucape) para Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT) representa uma mudança de referencial que tem sido abordada nos últimos anos.
"Romeu Sassaki, pesquisador reconhecido na área de inclusão na educação e no trabalho, nos lembra que a terminologia correta é especialmente importante quando abordamos assuntos tradicionalmente eivados de preconceitos, estigmas e estereótipos, não sendo mera questão de semântica.
"Os termos “capacitação” e “empregabilidade” carregam na história de seu uso a responsabilização dos indivíduos pelo estabelecimento de estratégias capazes de colocá-los no mercado, justificando o desemprego por uma “suposta” falta de capacidade e preparação para assumirem e acompanharem as exigências do mundo do trabalho", explica Sônia.
Segundo ela, o termo “capacitismo” tem sido usado para se referir ao preconceito com as pessoas com deficiência, da mesma forma que existe o racismo, machismo, o sexismo e diversas outras formas de opressão. "O Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho acredita na capacidade de todas as pessoas e entende o trabalho como fundamental para a construção da subjetividade humana", completou.
O NAIT está ligado à Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT). Para mais informações, acesse a página do serviço.
Redes Sociais