Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC articula parceria para oferecer formação empreendedora aos alunos
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC articula parceria para oferecer formação empreendedora aos alunos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este foi o assunto da reunião de hoje à tarde (11) entre os responsáveis por esses dois segmentos no IBC e representantes do Sebrae/RJ.

  • Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 18h46
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 08h53
descrição: imagem de quadro negro, tendo no topo esquerdo, em letras cursivas brancas e sublinhado, a palavra "empreendedorismo).  Abaixo um desenho a giz de um aquário com três peixinhos brancos nadando e um outro, amarelo, fora do aquário, flutuando em direção contrária. Ao lado, também em letras cursivas brancas, os dizeres: "coragem + conhecimento"
Com a iniciativa, o IBC espera contribuir para a realização dos seus alunos egressos no mundo do trabalho.


IMG 3550A reunião foi coordenada pelo diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo e contou com a presença dos diretores Luigi Amorim (Dep. de Educação) e José Tadeu Madeira (Dep. de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitação); da coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT), Sônia Regina Rocha, e do coordenador de Educação Profissional, Anderson Vallejo; dos coordenadores de Atendimento e de Comunidade do Sebrae/RJ, Eduardo Sipaúba e Carla Panisset, respectivamente, além de Marco Castilho, assessor do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), que fez a ponte entre as duas instituições para tratarem deste assunto.

Os representantes do Sebrae (à direita) falaram sobre os conteúdos abordados nos cursos de formação de empreendedores ministrados pela entidade e obtiveram da equipe do IBC IMG 3553informações sobre os dois públicos a serem atingidos — os alunos dos cursos de educação profissional e aqueles que frequentam as oficinas da reabilitação. Como encaminhamento da reunião, eles ficaram de levar essas informações à equipe técnica para formular uma proposta de formação que atenda a ambos os públicos.

"O Sebrae, enquanto entidade de apoio ao pequeno empreendedor no Brasil, tem todo o interesse de fomentar o empreendedorismo não só dando suporte a quem é dono de um pequeno negócio ou profissional autônomo, como também desenvolvendo habilidades úteis para qualquer pessoa na sua vida. E é muito bacana fazer parcerias com instituições como o Benjamin Constant que tem uma expertise muito grande no atendimento a um público bastante específico que vai certamente proporcionar um aprendizado muito grande também a gente nesta área.

IMG 3551Para a coordenadora do NAIT, a psicóloga Sônia Regina (ao lado), esta parceria vem no momento certo, quando tudo está tão complicado por causa da pandemia, que tornou a busca por recolocação profissional para a pessoa ou mesmo um primeiro emprego e estágio ainda mais difícil e a oportunidade de oferecer uma capacitação em empreendedorismo vem em boa hora para o nosso público que já tem experiência nesse campo e aqueles que gostariam de ter. "Cerca de 40% do nosso cadastro é formado por massoterapeutas formados no nosso curso que já oferecem seu trabalho como autônomos, mas que precisam desse suporte, de conhecer as ferramentas de gestão e desenvolvimento do trabalho que já realizam. O mesmo vale para aqueles que trabalham com artesanato", informou.

IMG 3552O coordenador de Educação Profissional do DED, Anderson Vallejo, acredita que para os alunos dos cursos técnicos de nível médio é fundamental saber o que vão fazer com os conhecimentos adquiridos. "Esta é uma grande lacuna na educação brasileira de uma forma geral e com os nossos alunos não é diferente. Por isso, esta parceria com o Sebrae seria muito importante para que eles se sintam estimulados a colocar o que aprenderam em prática e conseguirem um lugar no mundo do trabalho como empreendedores", concluiu Anderson.

registrado em:
Fim do conteúdo da página