Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicada a chamada pública para inscrições no 1º curso de mestrado do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Publicada a chamada pública para inscrições no 1º curso de mestrado do IBC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O edital com a chamada saiu na edição de hoje do Diário Oficial da União.

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 12h54
  • Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 21h17
Sobre fundo marrom escuro, à esquerda, um painel em mosaico com nove fotos de servidores e autoridades em diferentes momentos institucionais ligados à aprovação do curso de mestrado.  Ao lado, em letras amarelas: "Agora é oficial: temos mestrado".
O lançamento do primeiro edital de chamada pública foi recebido com entusiasmo pela comunidade do IBC

"Hoje, mais uma vez, o Instituto Benjamin Constant faz história", comemorou o diretor-geral do Instituto, João Ricardo Melo Figueiredo, dando parabéns a todos os envolvidos no processo — desde a plantação da semente, anos atrás, pela professoras Maria da Glória de Souza Almeida e Cristina Delou, até a concretização do projeto com o empenho dos servidores e funcionários do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

"Em nome da professora Elise de Melo Borba Ferreira eu parabenizo todos os que se dedicaram para que a gente chegasse ao dia de hoje em que o sonho virou realidade com a publicação deste nosso primeiro edital", completou João.

O curso 

A partir de agora, profissionais da educação dispõe de uma formação mais profunda na área da deficiência visual. O Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em educação especializada para pessoas cegas e com baixa visão do Brasil.

Os mestrandos terão duas linhas de pesquisa a escolher: Corpo, subjetividades, cognição e linguagens (linha 1), com oito projetos em andamento, e Saberes e práticas docentes no ensino de pessoas com deficiência visual (linha 2), com oito projetos sendo desenvolvidos.

Ao todo, são 18 professores que atuarão no MPEDV, cujos currículos Lattes estão disponibilizados logo abaixo dos respectivos projetos de pesquisa, também na área da pós-graduação dedicada às linhas de pesquisa

O processo seletivo 

As inscrições serão realizadas entre os dias 1º e 26 de março. 

As provas de conhecimento específico e de compreensão em língua estrangeiras serão realizadas no mesmo dia — 17 de abril. A primeira às 9h e, a segunda, às 15h30. 

Ao todo serão oferecidas 20 vagas, das quais 5 serão reservadas às ações afirmativas distribuídas da seguinte forma: 3 vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência (PcD) e 2 vagas para candidatos que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas (NPI). 

Essas e outras informações encontram-se detalhadas nos documentos abaixo, sejam contidas num mesmo documento, em PDF, seja separadamente, em txt, para aqueles que precisarem de imprimir o documento em braille.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página