Publicada a chamada pública para inscrições no 1º curso de mestrado do IBC
O edital com a chamada saiu na edição de hoje do Diário Oficial da União.
"Hoje, mais uma vez, o Instituto Benjamin Constant faz história", comemorou o diretor-geral do Instituto, João Ricardo Melo Figueiredo, dando parabéns a todos os envolvidos no processo — desde a plantação da semente, anos atrás, pela professoras Maria da Glória de Souza Almeida e Cristina Delou, até a concretização do projeto com o empenho dos servidores e funcionários do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
"Em nome da professora Elise de Melo Borba Ferreira eu parabenizo todos os que se dedicaram para que a gente chegasse ao dia de hoje em que o sonho virou realidade com a publicação deste nosso primeiro edital", completou João.
O curso
A partir de agora, profissionais da educação dispõe de uma formação mais profunda na área da deficiência visual. O Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em educação especializada para pessoas cegas e com baixa visão do Brasil.
Os mestrandos terão duas linhas de pesquisa a escolher: Corpo, subjetividades, cognição e linguagens (linha 1), com oito projetos em andamento, e Saberes e práticas docentes no ensino de pessoas com deficiência visual (linha 2), com oito projetos sendo desenvolvidos.
Ao todo, são 18 professores que atuarão no MPEDV, cujos currículos Lattes estão disponibilizados logo abaixo dos respectivos projetos de pesquisa, também na área da pós-graduação dedicada às linhas de pesquisa.
O processo seletivo
As inscrições serão realizadas entre os dias 1º e 26 de março.
As provas de conhecimento específico e de compreensão em língua estrangeiras serão realizadas no mesmo dia — 17 de abril. A primeira às 9h e, a segunda, às 15h30.
Ao todo serão oferecidas 20 vagas, das quais 5 serão reservadas às ações afirmativas distribuídas da seguinte forma: 3 vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência (PcD) e 2 vagas para candidatos que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas (NPI).
Essas e outras informações encontram-se detalhadas nos documentos abaixo, sejam contidas num mesmo documento, em PDF, seja separadamente, em txt, para aqueles que precisarem de imprimir o documento em braille.
- Formulário de inscrição (SERÁ ATIVADO APENAS EM 1/3/21)
- Questionário socioeconômico (SERÁ ATIVADO APENAS EM 1/3/21)
- Edital Nº 3 de Chamada Pública (completo, em PDF)
- Edital Nº 3 de Chamada Pública (txt)
- Anexo I — Autodeclaração Étnico-Racial (.doc)
- Anexo I – Autodeclaração Étnico-Racial (txt)
- Anexo II – Cronograma do processo seletivo (txt)
- Anexo III – Modelo de elaboração do pré-projeto (.doc)
- Anexo III – Modelo de elaboração do pré-projeto (txt)
- Anexo IV – Bibliografia (txt)
- Anexo V – Critérios para a avaliação da apresentação oral do pré-projeto (txt)
- Anexo VI – Critérios para pontuação do Currículo Lattes (txt)
Redes Sociais