Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC inicia o ano letivo com aulas remotas
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC inicia o ano letivo com aulas remotas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O calendário acadêmico foi aprovado ontem (3) pelo Conselho Diretor do Instituto.

  • Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 13h38
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 09h14
Sobre fundo azul escuro, em letras brancas, lê-se: "Próxima segunda-feira (8/2), volta às aulas; anos letivos 2020 e 2021
A decisão sobre o retorno presencial dependerá do governador do Rio de Janeiro.

Foram analisadas três propostas de calendário: uma em que os conteúdos de 2020, 2021 e 2022 seriam dados em dois anos (3 em 2) e duas em que os conteúdos de 2020 e 2021 seriam em um só ano (2 em 1). Pela proposta vencedora (2 em 1), o ano letivo 2020 começa logo na próxima segunda-feira (8) e vai até o dia 24 de junho, totalizando 132 dias com uma carga horária de 6 horas de aula por dia. Depois de um recesso de 15 dias, inicia-se o ano letivo de 2021 no dia 12 de julho, encerrando em 18 de dezembro, totalizando 133 dias, com a mesma carga horária anterior.

Ao longo de todo este ano haverá aulas aos sábados remotamente, ainda que o ensino presencial seja retomado. Apenas os feriados oficiais serão concedidos, sem enforcamentos nem pontos facultativos.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação, Luigi Amorim, a proposta de calendário escolhida levou em conta não só o equilíbrio dos dias letivos para os dois anos letivos como um tempo mais adequado de aula para cada dia letivo. "Todos sabemos que mais do que isso fica muito difícil de manter o engajamento dos alunos, prejudicando o aprendizado", completou.

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, disse que o IBC reinicia as aulas remotamente, sem ainda ter uma posição sobre o retorno presencial. A determinação do Ministério da Educação para as instituições federais de ensino é de que as aulas presenciais sejam retomadas no dia 1º de março, desde que esta seja também a posição do governo do estado do Rio de Janeiro e que as instituições estejam preparadas para receber os alunos dentro das normas de biossegurança determinadas pelas autoridades de saúde.

“Amanhã teremos outra reunião do Comitê Operativo de Emergência (COE-IBC) para discutir todos os aspectos que envolvem o retorno presencial na nossa instituição, que inclui o término das obras do refeitório, entre outras providências. Assim que tivermos uma posição definida ela será informada à comunidade do IBC", concluiu.

Confira a portaria com as normas para o retorno das atividades acadêmicas

registrado em:
Fim do conteúdo da página