IBC recebe a visita do vice-cônsul do Japão
Ele conferiu os preparativos para a mostra da artista japonesa Liku Takahashi que faz parte das comemorações aos 162 anos da Instituição
O vice-cônsul do Japão, Eiji Takeya, foi recebido hoje (2) de manhã pela chefe de gabinete do Instituto, Érica Deslandes, e pela assessora da Direção-Geral, Maria da Glória de Souza Almeida – esta última responsável pela organização dos eventos que farão parte da semana comemorativa ao aniversário do IBC.
O diplomata visitou o Espaço Cultural que vai abrigar, a partir do próximo dia 8, a mostra da artista plástica japonesa Liku Maria Takahashi. Através de uma técnica, batizada de Maris, Liku procura tornar as suas obras de artes acessíveis tanto a quem enxerga quanto às pessoas cegas e com baixa visão.
A técnica foi criada em 2009, inspirada no pioneiro da arte conceitual, o alemão Joseph Beuys e utiliza areias de diferentes granulometrias para que as formas pintadas na tela possam ser reconhecidas pelo tato. As cores fortes que caracterizam os trabalhos da artista também são a associadas a aromas, de modo a permitir um outro nível de percepção sensorial das obras.
Entre as obras expostas está um grande painel com todas as bandeiras dos países que vão participar dos jogos, além do “Placar de Leitura com o Toque de Mão”, para que os cegos possam acompanhar os resultados das partidas do futebol de 5, que acontecerão na Barra da Tijuca.
Para a professora Maria da Glória, a exposição da artista japonesa tem tudo a ver com a Paralimpíada e o aniversário do Instituto. “É um evento que une a arte ao esporte, duas coisas que para nós do IBC significam muito, pois estão na base da formação que a instituição proporciona às crianças e jovens que aqui estudam. Por isso, estamos muito felizes de promovermos essa mostra com o consulado do Japão”, concluiu.
A exposição será aberta aos públicos interno e externo no próximo dia 8 e vai ficar em cartaz até o dia 16, sempre das 9h ao meio-dia.
Redes Sociais