Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DMR divulga balanço do retorno do serviço médico
Início do conteúdo da página
Notícias

DMR divulga balanço do retorno do serviço médico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ação do IBC é extremamente relevante na formação de novos profissionais e para o público que necessita de atendimento oftalmológico.

  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 17h02
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 10h01

A primeira semana de atendimento contabilizou 174 atendimentos ambulatoriais e 22 cirurgias. Na avaliação do diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitação (DMR), José Tadeu Madeira, “o serviço acontece tranquilamente e cercado de todas as medidas de proteção em relação à pandemia de Covid". O bom entrosamento dos novos contratados com o ambiente do IBC também foi ressaltado.

O IBC trabalha atualmente com a lista de consultas e cirurgias adiadas em função da pandemia e seus desdobramentos no ambiente de trabalho e administrativo do serviço, para somente depois abrir sua agenda de novos casos. A importância para a população da reabertura deste atendimento pode ser dimensionada pelos números alcançados em 2019, quando foram realizados mais de 9.000 atendimentos, entre eles 1.000 cirurgias.

Segundo José Tadeu, quem teve sua consulta ou cirurgia adiadas será contactado e receberá novo agendamento. "O atendimento será feito dentro da máxima segurança que o momento requer", falou o diretor. Evitar aglomerações está entre as medidas de proteção, portanto, os pacientes só deverão procurar o IBC com o agendamento realizado.

Os entraves da Covid

Como os serviços oftalmológicos do IBC são ofertados numa ação de residência médica, onde ocorrem o desenvolvimento profissional, a formação acadêmica e as pesquisas na área da deficiência visual dos envolvidos, todo o cronograma de ingresso de médicos ao serviço foi alterado pelas medidas internas e externas de contenção da pandemia de Covid.

Após vencida a fase de composição do grupo de médicos, o quadro de enfermeiras do IBC sofreu com as medidas protocolares de restrição imposta aos grupos de riscos, o que impediu o prosseguimento do atendimento em 20 de outubro. A contratação recente de quatro enfermeiras e oito técnicas de enfermagem permitiu a retomada das consultas e cirurgias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página