Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC inicia processo de retomada do trabalho presencial
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC inicia processo de retomada do trabalho presencial

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O retorno será gradual, dentro das normas de segurança sanitária, conforme a Instrução Normativa nº 109/2020.

  • Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 21h05
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 14h18

Os servidores que integram a equipe gestora, os servidores com função gratificada (FG) e aqueles que assim desejarem retornarão às atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 9. Eles serão responsáveis por prepararem os respectivos setores para a volta gradual dos demais servidores e cumprirão suas jornadas de forma escalonada — parte da semana na instituição, parte em casa. A decisão foi tomada na reunião realizada na tarde de hoje (6) do Comitê Operativo de Emergência do IBC, criado para debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus no Instituto, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

A IN 109, publicada no último dia 29, dá ao gestor máximo dos órgãos públicos autonomia para determinar o ritmo da retomada do atendimento presencial, mas em uma perspectiva de retorno progressivo de todos os servidores, com exceção daqueles cuja saúde, condição física ou situação familiar os impeçam de cumprir suas respectivas jornadas na instituição, conforme determina o artigo 7º da IN. A estes será permitido continuar trabalhando remotamente.

O atendimento administrativo ao público será retomado, com os cuidados de manutenção de distância física e uso de máscaras. Mas, para ser atendida, a pessoa precisará agendar dia e horário, pelos telefone ou e-mails do Departamento de Planejamento e Administração (DPA). As mesmas regras valem para os pesquisadores externos e demais interessados que precisarem de atendimento no Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE). Já a psicóloga e o assistente social do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) vêm oferecendo suporte psicológico e assistencial remoto aos reabilitandos do IBC (para informações sobre esses atendimentos, ligar para o telefone 3478-4418).

As aulas permanecem suspensas, sendo mantido o atendimento remoto aos alunos. "Estamos trabalhando para organizar o calendário escolar do ano que vem de forma que os conteúdos de 2020 sejam dados junto com os do próximo ano letivo, para não prejudicar ainda mais os alunos", disse o diretor do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.

O atendimento médico-oftalmológico também continua paralisado por causa da greve dos médicos residentes, que só aceitam voltar a atender o público quando as cirurgias puderem ser retomadas — o que só acontecerá quando a instituição conseguir profissionais de enfermagem para substituir as servidoras que estão de licença. “Estamos cobrando o retorno prometido pelo MEC sobre a cessão de profissionais para que o serviço seja retomado o mais rapidamente possível”, explicou o diretor.

Pacientes ou pessoas que precisarem de informações sobre o funcionamento do serviço médico devem buscá-las, preferencialmente, no área do serviço médico do nosso site, ou pelo telefone (21) 3478-4433, das 7h às 12h e das 13h às 15h30, evitando se expor a riscos desnecessários no deslocamento até a instituição.

“Hoje, nossa maior preocupação é fazer esta transição do trabalho remoto para o presencial com tranquilidade e segurança para os servidores e também para as pessoas da comunidade. O COE continuará a monitorar a evolução da pandemia no município do Rio de Janeiro e dentro do Instituto, tomando as medidas que forem necessárias, no tempo certo. Por enquanto, no nosso estado e na capital, a tendência é de retomada das atividades laborais presenciais e o IBC também precisa se inserir nesse processo enquanto instituição pública de ensino”, concluiu João Ricardo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página