IBC leva o Programa Capacita Brasil ao Distrito Federal
Esta é a 3ª jornada de capacitação na área da deficiência visual realizada nesse ano pelo Instituto.
Começou ontem (22) e vai até a próxima quinta-feira (25) a Jornada do Programa Capacita Brasil no Distrito Federal. A capacitação está sendo dada no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
A equipe de especialistas do Instituto Benjamin Constant que estão ministrando as oficinas é a mesma da jornada realizada no Maranhão: os professores João Ricardo Melo Figueiredo (Baixa Visão), Elise Borba (Técnicas de Produção Textual em Braille), Valéria Aljan (Orientação e Mobilidade) e Aires da Conceição Silva (Produção de Material Técnico-Especializado).
A abertura do evento foi ontem de manhã (foto). A representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC), Patrícia Raposo, exaltou a importância do IBC como instituição pioneira na educação e capacitação profissional de pessoas com deficiências visuais no País. Ela disse também que o MEC quer estreitar relações com o Instituto através de parcerias que tornem mais efetivas as ações de inclusão social de brasileiros cegas e com baixa visão.
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, disse estar bastante otimista em relação à continuidade da capacitação dos servidores do Instituto Federal de Brasília e dos profissionais das demais instituições públicas de ensino do Distrito Federal. “Vou me reunir com os gestores do IFB para tratar do convênio que prevê outros cursos de capacitação nessa área, a partir do diagnóstico que teremos com essa jornada”, informou.
Mais agilidade no trâmite processual
Amanhã (24), o professor João Ricardo vai participar também da assinatura de um termo de cooperação com o Ministério do Planejamento para adesão ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI).
O Sistema vai facilitar o trâmite de todos os processos internos e externos do Instituto e começará a ser implantado, aos poucos, a partir de janeiro do ano que vem.
“É natural que, no início, a gente estranhe as mudanças que o SEI trará, mas isso será resolvido com a capacitação dos servidores e funcionários terceirizados, com benefícios para a Instituição e a sociedade”, completou o diretor do IBC.
Redes Sociais