Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC realiza 1ª jornada do Programa Capacita Brasil
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC realiza 1ª jornada do Programa Capacita Brasil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A solenidade de abertura da jornada foi na segunda-feira (25), às 9 da manhã, no auditório Viriato Corrêa do Campus São Luís – Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

  • Publicado: Terça, 26 de Abril de 2016, 21h00
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 10h52

 

O diretor do Instituto Benjamin Constant, prof. João Ricardo Melo Figueiredo, e o reitor do IFMA, prof. Roberto Brandão, assinaram o convênio para a realização de cursos de formação continuada na área de deficiência visual voltados a servidores docentes e técnicos-administrativos da instituição maranhense, através dos diagnósticos feitos durante a aprofundando os conhecimentos repassados durante os quatro dias do evento.

No seu discurso, o prof. João Ricardo falou sobre o conceito correto de inclusão dos alunos com necessidades especiais no campo da visão: “incluir esses alunos não é só dar material didático ampliado para quem tem baixa visão ou em braille para quem é cego; é preparar esse aluno para que ele se envolva no ambiente escolar de forma completa, do momento em que pisa na portaria para entrar até em que sai da escola”.

Em seguida, o diretor do IBC ministrou a palestra: “IBC: natureza, competências e atividades desenvolvidas”, com o objetivo de situar a plateia, formada por professores, estudantes, pesquisadores da área, sobre a missão institucional do Benjamin Constant. Ele também coordenou a Oficina de Baixa Visão, durante o período da tarde.

Além do diretor, fazem parte da equipe técnica do IBC os professores Elise de Melo Borba Ferreira), Valéria Rocha Conde Aljan e Aires da Conceição Silva. Até agora, a avaliação é a melhor possível por parte deles. Todos elogiaram a participação dos 90 profissionais inscritos, entre servidores dos vários campi do Instituto e de escolas estaduais e municipais do Maranhão.

“Além de repassar nossos conhecimentos, estarmos aqui, ouvindo as experiências dessas pessoas, suas dificuldades de trabalho, nos motiva a procurar outras soluções e ampliar nossa atuação na rede federal de educação, o que é muito enriquecedor”, disse a professora Elise. Ela está ministrando a Oficina de Técnicas de Produção em Braille, ao passo que os colegas Valéria e Aires estão responsáveis pelas oficinas de Mobilidade e Produção de Material Especializado, respectivamente.

Para o reitor do IFMA, o convênio com o IBC reforça as ações já desenvolvidas pela instituição para garantir a todos os que nela estudam uma qualificação que lhes favoreça o ingresso no mercado de trabalho. “Temos o olhar voltado a programas e políticas que permitam que todas as pessoas tenham amplo acesso às nossas dependências”, disse Brandão, destacando, entre outras iniciativas de promoção à inclusão, aquelas propostas pelos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes).

A pró-reitora de Extensão do IFMA, Socorro Carneiro, que está exercendo interinamente também a Pró-Reitoria de Ensino da Instituição, acredita que o Programa Capacita Brasil vai ampliar o número de profissionais capacitados a receber esse público que vem crescendo a cada ano, desde que o sistema de cotas foi implantado nas instituições federais de ensino. “ A Jornada é um ponto inicial dessa parceria, que vai trazer resultados satisfatórios na direção do propósito maior da educação inclusiva”, disse.

“O IFMA está de parabéns pela organização impecável e através da parceria firmada ontem, iniciaremos Capacita Brasil propriamente dito, a partir dos diagnósticos feitos pela equipe do IBC junto com os profissionais que trabalham com educação especial nesse instituto. Estamos muito empolgados com esse programa e acho que esta é uma importante contribuição que o Instituto Benjamin Constant dá para a educação das pessoas cegas e com baixa visão de todo o País”, concluiu o diretor do IBC.

 

registrado em:
Assunto(s): Inclusão
Fim do conteúdo da página