IBC reabre o atendimento médico para pacientes já cadastrados
A retomada dos atendimentos segue rigorosamente os protocolos de segurança sanitária aprovados pelo Comitê Operativo de Emergência do IBC (COE–IBC).
Nesta primeira fase de reabertura do serviço haverá atendimento apenas ambulatorial para a comunidade externa. As cirurgias seguem suspensas até que cheguem os equipamentos de biossegurança necessários para que sejam realizadas sem colocar em risco a saúde tanto dos pacientes quanto dos profissionais que irão realizá-las. "Não há uma data ainda para retomarmos as cirurgias, mas nossa expectativa é de que isso aconteça no mês que vem", informou o o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação, José Tadeu Madeira.
Segundo Tadeu, não haverá atendimento para novos pacientes. Serão convocados aqueles que já haviam se cadastrado e entregue documentos e exames antes da pandemia, de acordo com os critérios de prioridade clínica e data de cadastro. "Somente depois de zerarmos esta fila é que abriremos a agenda de marcação de novas consultas. Quando isso acontecer, disponibilizaremos a ficha de triagem no site da instituição, assim como publicaremos todas as orientações para que as pessoas sejam atendidas", completou.
Tadeu fez questão de ressaltar que o atendimento aos alunos do IBC (educação precoce, educação infantil, ensinos fundamental e médio e reabilitação) continuam tendo vagas específicas para atendimento médico-oftalmológico.
Para marcar consultas para alunos, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com D. Lourdes, no telefone 3478-4433.
Já o telefone para informações ao público externo é o 3478-4431.
Protocolos de segurança contra o Covid-19
Como parte de um esforço para evitar o contágio pelo coronavírus, haverá limite para o número de pessoas presentes ao mesmo tempo nas dependências do serviço médico. Por isso, o ingresso de pacientes na instituição será feito a cada grupo de seis — para um entrar, deve esperar o anterior sair. Por isso, não adianta o paciente chegar cedo ao IBC porque a entrada no prédio não será permitida, assim como a formação de filas externas. "Outra coisa: só poderão entrar no Instituto os pacientes convocados, cujos nomes estejam na listagem entregue aos responsáveis pela portaria", frisou Tadeu.
De acordo com o protocolo definido pelo setor, os pacientes deverão seguir as seguintes orientações para comparecimento ao IBC:
-
utilizar a entrada lateral, antes da entrada principal;
-
usar máscara (paciente e acompanhante);
-
será permitida a entrada de somente um acompanhante;
-
a entrada no IBC só será permitida 30 minutos antes do horário da consulta.
-
caso o paciente chegue mais de 30 minutos antes do horário previsto deverá aguardar o horário agendado do lado de fora do IBC, SEM FORMAR FILA, a fim de evitar aglomerações (lembrando que não há necessidade de filas, já que o atendimento é agendado).
-
caso o paciente chegue depois do horário agendado estará sujeito à remarcação da consulta.
Redes Sociais