Programa Capacita Brasil chega ao Rio Grande do Norte
Evento acontece até amanhã (14) no Campus Natal-Central do IFRN
O Instituto Benjamin Constant realiza, durante toda essa semana, mais uma jornada do Programa Capacita Brasil – desta vez no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A abertura foi na segunda-feira e contou com a participação do reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, do diretor do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, dentre outras autoridades acadêmicas do IFRN. O evento, organizado pela Reitoria do IFRN em parceria com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), vai até amanhã (14).
A primeira palestra do evento começou logo após a solenidade de abertura. O diretor do IBC falou sobre os principais aspectos que devem ser observados pelas escolas no acolhimento das pessoas com baixa visão. Nos três dias subsequentes, a capacitação foi dada pelos professores Elise Ferreira e Anderson Vallejo (Oficina de Introdução ao Braille e Tecnologias Assistivas), Valéria Aljan (Oficina de Orientação e Mobilidade) e Aires da Conceição Silva (Produção de Material Didático Especializado).
Como na jornada realizada no Maranhão, nessa também foram disponibilizadas 90 vagas, preenchidas rapidamente por servidores técnico-administrativos do IFRN, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da rede estadual de educação. Para a a coordenadora do Núcleo de Inclusão do IFRN e organizadora da Jornada, Larissa Oliveira, o evento está sendo um sucesso e muito elogiado pelos participantes. “Pretendemos aprofundar os conhecimentos na área da deficiência visual através do Programa Capacita Brasil”, disse ela, elogiando a iniciativa do IBC.
Para as professoras do IBC Valéria Aljan e Elise Ferreira, esta jornada está sendo muito enriquecedora tanto para quem recebe a capacitação quanto para quem a dá. “Eu e meus colegas estamos tendo contato com a realidade local, trocando experiências que serão muito úteis na elaboração das outras etapas do Programa Capacita Brasil aqui no Rio Grande do Norte”, disse a professora Valéria, que também as demandas, que também fez parte da equipe que participou da primeira jornada do Programa, no Maranhão. “O evento está muito bem organizado e os grupos bastantes participativos”, completou a professora Elise.
Redes Sociais