Reabilitandos do IBC realizam mostra cultural
A Feira Cantinhos do Brasil começou ontem e terminou hoje (27), no pátio do Instituto
O Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitação (DMR), fechou a programação deste primeiro semestre com uma exposição com os trabalhos realizados pelos jovens e adultos que participam do programa de reabilitação do Instituto. O tema trabalhado foi a diversidade cultural do Brasil, expressa no artesanato, na música e nos costumes.
A Feira Cantinhos do Brasil reuniu peças de cerâmica, artesanato em papel, em crochê e textos escritos em Braille, ao som do grupo vocal Ponto de Vista, também formado por adultos inscritos no programa, que entoou canções indígenas, africanas, terminando a apresentação com dois sambas clássicos – gênero musical brasileiro reverenciado em todo o mundo.
Os visitantes foram recebidos com uma massagem relaxante, aplicada pelos alunos do curso técnico em massoterapia e puderam conferir de perto a importância do trabalho desenvolvido pelo IBC na reinserção das pessoas que perderam ou estão em vias de perder a visão já na idade adulta
“Quando eu enxergava, trabalhava mais de 12 horas por dia no comércio. Imaginem como eu fiquei quando perdi a visão, totalmente dependente, sem poder desenvolver nenhuma atividade. Quando eu vim aqui para o IBC um novo mundo se abriu para mim. Hoje eu faço todos os cursos disponíveis, me desloco sozinho pra qualquer lugar com bengala, enfim, levo uma vida boa, útil”, conta o aluno Carlos Alberto Pereira da Silva”.
Para a professora Lisânia Tederixe, organizadora da Feira, a arte-educação tem uma forte função emancipadora da pessoa com deficiência visual. “Através dela, essa pessoa que perdeu a visão descobre novas potencialidades e se desenvolve através delas”, concluiu.
Barraca das produções textuais em Braille.
Redes Sociais