Direção-geral forma comitê para monitorar o impacto do coronavírus no IBC
A suspensão das aulas da Educação Precoce e da Reabilitação a partir da próxima segunda-feira (16) foram as principais medidas preventivas contra o vírus tomada na reunião do grupo gestor realizada na manhã de hoje (13).
Para as demais turmas do ensino fundamental ficam mantidas as aulas, assim como a rotina de trabalho para servidores e funcionários. A Instituição permanecerá em estado de atenção, conforme as orientações do Ministério da Educação publicadas na quarta-feira passada (12).
"Decidimos suspender as atividades dos alunos que fazem parte dos grupos de risco do vírus, que são as pessoas idosas, com doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes entre outras, além de bebês e crianças muito pequenas que são basicamente o público atendido pela Reabilitação e pela Educação Precoce. Quanto aos demais membros da comunidade acadêmica, recomendamos a estrita obediência dos preceitos básicos de prevenção a doenças infectocontagiosas que vêm sendo largamente divulgadas pelos meios de comunicação e que, também aqui no IBC, serão reforçadas nas salas de aulas e com os pais", disse o diretor-geral do Instituto, João Ricardo Melo Figueiredo.
Na reunião foi decidido também cancelar os eventos no auditório para os próximos 30 dias, incluindo o X Seminário Conectando Conhecimentos, marcado para o dia 8 de abril, e o curso Introdução à Audiodescrição e Consultoria, oferecido pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) para pessoas externas ao IBC de vários estados do Brasil, e que seria realizado durante toda a semana que vem.
"Um dos protocolos básicos de conter a propagação do vírus que vêm sendo adotados em todos os países, incluindo o Brasil, é a redução do trânsito de pessoas de outros lugares, não só vindas do exterior, como também de outros estados e municípios, que é justamente o caso específico deste curso", lembrou a chefe de gabinete, Érica Deslandes Magno Oliveira. Já os outros dois cursos de capacitação da DEA que já começaram — aperfeiçoamento em orientação e mobilidade e o de leitora e escrita em braille — em princípio serão mantidos por não ocuparem todos os dias da semana, reduzindo assim o risco de contágio.
O Comitê decidiu manter funcionando o atendimento médico. Para isso, todos os profissionais do setor usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas.
Ainda hoje, os membros do Comitê vão entrar em contato com autoridades da saúde do estado e do município para saberem se estas medidas são suficientes por ora. Na segunda-feira que vem, pela manhã, eles vão voltar a se reunir para se atualizarem sobre as notícias sobre a situação da epidemia no Rio de Janeiro. "É importante que todos – alunos, pais, servidores e funcionários — se informem pelo site institucional sobre as medidas tomadas pela direção-geral da instituição para evitar mal-entendidos. Estamos também disponibilizando aqui, no topo da página inicial do site, um informativo sobre o vírus e sobre o que podemos fazer para nos proteger da melhor forma possível", avisou a coordenadora de Comunicação do IBC, Marília Estevão.
"É importante deixar bem claro aos membros da comunidade acadêmica que tudo isso que a gente decidiu nesta reunião pode mudar de uma hora para outra, de acordo com o desenrolar dos fatos e principalmente com o impacto do coronavírus aqui no Rio de Janeiro. Não devemos nos precipitar alterando demais as rotinas das famílias que muitas vezes não têm com quem deixar os filhos, além de prejudicar desnecessariamente o ritmo das aulas. O Comitê Operativo de Emergência do IBC segue as mesmas orientações do comitê criado no MEC e tem como objetivo organizar as ações que se mostrarem necessárias daqui para frente para que tenhamos o menor impacto possível dessa epidemia", concluiu o diretor-geral do IBC.
Resumo das medidas tomadas na 1ª reunião do Comitê Operativo Emergencial do IBC:
1) suspensão do atendimento na Educação Precoce;
2) suspensão do atendimento na Reabilitação;
3) manutenção das aulas nas demais turmas;
4) manutenção da rotina de trabalho de servidores e funcionários terceirizados;
5) adiamento do X Seminário Conectando Conhecimentos e de todos os eventos no auditório pelos próximos 30 dias;
6) adiamento do curso Introdução à Audiodescrição e Consultoria (DEA);
7 obrigatoriedade do uso de EPIs pelos profissionais da saúde do IBC;
8) criação de área no site institucional com instruções para prevenção do contágio pelo vírus;
9) contato direto dos membros do Comitê com as autoridades de saúde federais, estaduais e municipais;
10) reuniões constantes de avaliação do quadro da epidemia no estado do Rio de Janeiro (a próxima na segunda-feira que vem, dia 16).
Membros do COE-IBC
- João Ricardo Melo Figueiredo, o diretor-geral do Instituto
- Érica Deslandes Magno Oliveira, chefe de gabinete
- Rosane de Menezes Pereira, assessora do gabinete
- Maria da Glória de Souza Almeida, assessora do gabinete
- Jefferson Gomes de Moura, diretor do Departamento Técnico Especializado (DTE)
- José Tadeu Madeira, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e Reabilitação (DMR)
- Maria Odete Santos Duarte, diretora do Departamento de Planejamento e Administração (DPA)
- Ivan Finamore Araújo, diretor substituto do Departamento de Educação (DED)
- Naiara Miranda Rust, diretora substituta do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
- Abelardo de Souza Couto Júnior, médico
- Marília Estevão, coordenadora de Comunicação e Marketing Institucional
Redes Sociais