Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DED realiza formatura dos concluintes do ensino fundamental
Início do conteúdo da página
Notícias

DED realiza formatura dos concluintes do ensino fundamental

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Para os concluintes, a solenidade realizada ontem (12) teve um caráter de rito de passagem para o ensino médio e de despedida do IBC.

  • Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h53
  • Última atualização em Quinta, 27 de Mai de 2021, 12h51
Montagem de três fotos.  Na metade superior, duas fotos de alunos e professores; abaixo, alunos caracterizados como personagens de uma apresentação teatral, agradecem os aplausos da plateia.
Antes da solenidade, o público assistiu a duas apresentações teatrais dos formandos: uma no palco e outra gravada em áudio.

Na plateia, muita emoção — de todos, mas sobretudo dos pais e responsáveis para os quais aquele momento foi a coroação de anos de luta para que o filho, neto ou sobrinho estivesse ali, concluindo a etapa mais longa da educação básica, pronto para ser incluído nas escolas regulares para avançar na vida acadêmica e profissional.

O reconhecimento do papel da família na vida estudantil dos formandos partiu dos próprios formandos, nas palavras dos oradores das turmas — os alunos Gilbert Granjeiro e Talyta Conrado (Turma 901) e Lorran de Oliveira (Turma 902).

Mas foi o futuro, com todas as possibilidades e desafios que possam vir a surgir na vida dos estudantes, o tema principal das falas dos professores Leonardo de Carvalho e Fernando da Costa Ferreira, paraninfos das turmas.  Ambos foram enfáticos ao falar da importância de eles darem continuidade aos estudos e contribuir para tornar o mundo mais inclusivo.  " Como dizia Paulo Freire, a  educação não transforma o mundo; ela muda as pessoas e, as pessoas, transformam o mundo", concluiu o professor Leonardo.  "Estudem muito, preparem-se e muito sucesso! "desejou o professor Fernando.

A voluntária da biblioteca, Fátima Luorno, também fez questão de deixar uma mensagem de estímulo aos formandos, para que eles persigam seus objetivos sem deixarem que ninguém os afaste deles.  Já o presidente da Associação dos Ex-Alunos do IBC, Jansen Azevedo Lima, parabenizou-os  e aproveitou a ocasião para dar-lhes as boas-vindas  à entidade, lembrando que aquela não era uma despedida do Instituto.  "A partir do momento que vocês se formam, passam a fazer parte desta comunidade como ex-aluno", disse.

O diretor em exercício do Departamento de Educação, Ivan Finamore, relembrou o tempo em que conheceu os formandos, quando eles ainda estavam na 5ª série.  "Foi a minha primeira turma aqui no IBC.  Uma turma excelente. Por isso, é muito gratificante estar aqui hoje, vendo-os fechar este ciclo", disse o professor.

Último a discursar, o diretor-geral do IBC chamou  a atenção para as dificuldades que eles iriam enfrentar dali para a frente.  "Vai ter dia em que vocês vão estar tão desestimulados que talvez nem queiram se levantar da cama pela manhã.  Quando isso acontecer, pensem que não serão as pessoas que lhes colocaram pra baixo que serão prejudicadas, mas vocês mesmos.  Por isso, sigam em frente, não desistam, corram para alcançar seus sonhos.  Acreditem neles, acreditem em vocês", concluiu João Ricardo. 

No momento da entrega dos diplomas, outro momento emocionante: a formanda Crislaine da Silva Azevedo, da turma 901, insistiu em quebrar o protocolo para deixar registrado o seu agradecimento pessoal à professora de Orientação e Mobilidade, Regina Kátia Cerqueira.  "Quando eu vim para o IBC tinha um bloqueio enorme para me deslocar sozinha.  Tinha vergonha da minha condição de deficiente visual e horror a usar a bengala.  Graças a ela, eu superei este trauma.  Hoje, me sinto independente.  Porto minha bengala com o maior orgulho ", disse a jovem que, a partir do ano que vem, passará a cursar o ensino médio no Colégio Pedro II.

registrado em:
Fim do conteúdo da página