IBC diploma novos técnicos em massoterapia
A solenidade de formatura foi hoje (10) pela manhã.
A sessão foi presidida pelo diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, ao lado do reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada. Além deles, a mesa de honra foi composta pelo diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) do IBC, José Tadeu Madeira de Oliveira; pelo supervisor do DMR, Fabio Brandolin; pelas coordenadora do Curso de Massoterapia, Marcia Lins Abade (IBC) e Jaqueline Nunes Burigo de Sá (IFRJ), e pelo patrono da turma, o professor Marcelo José Monteiro.
O juramento foi lido pela formanda Marlene Gonçalves Silva e repetido pelos colegas. Já o escolhido para representar a turma como orador foi o formando Jeanderson Baptista Raposo Silva. No seu discurso, ele agradeceu a todos aqueles que contribuíram para que todos conseguissem terminar o curso e estarem, hoje, aptos a conquistarem seus lugares no mundo do trabalho. " Na vida, muitos ciclos são iniciados, mas muitas vezes é difícil concluí-los. Nós concluímos um ciclo importante e estamos iniciando outro. Sucesso a todos nós!", disse o Jeanderson.
O reitor Rafael Almada, disse que a formatura desta última turma do curso de Massoterapia realizado em parceria com o IFRJ é um momento especial. "Temos muito orgulho de termos participado dessa ação conjunta, colaborando na inclusão das pessoas com deficiência visual, uma prioridade que deve ser de todos e, com certeza, é do IFRJ", concluiu o reitor, desejando sucesso aos novos técnicos.
O diretor-geral do IBC fez o discurso de encerramento falando da importância do "sonho sonhado coletivamente". " Nós estamos aqui hoje graças ao sonho e ao empenho de vocês formandos, mas também graças ao empenho e o sonho de muitos que passaram por este instituto ao longo de sua história. Nosso dever é não deixar morrer este sonho de buscar a inclusão da pessoa com deficiência pela educação", disse João Ricardo, encerrando os discursos e a solenidade.
O Curso Técnico em Massoterapia IBC/IFRJ
O curso, com duração de dois anos, foi iniciado em 2013, tendo formado três turmas de lá para cá. Com a mudança do seu regimento interno, em 2017, o IBC pôde reivindicar um antigo sonho institucional: a oferta de ensino médio profissionalizante aos seus alunos. Assim, nesse ano, as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados e subsequentes do IBC iniciaram suas atividades — dentre eles, o de massoterapia.
Redes Sociais