IBC realiza III Colóquio Múltiplos Olhares sobre a Surdocegueira
O tema desse ano foi “Desafios na formação de professores para a inclusão” .
O colóquio atraiu mais de 100 pessoas ao Teatro Benjamin Constant, nesta quarta-feira (4). A organização do evento coube a dois grupos de pesquisa do IBC: o GPESC ( Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira) e o GPTec (Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla), com apoio da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP).
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, e a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Elise de Melo Borba Ferreira, formaram a mesa de abertura. João Ricardo destacou a importância de oferecer espaços de diálogo e formação que no conjunto contemplem toda a diversidade de deficiências, para que as pessoas atendidas encontrem as condições estruturais e profissionais de uma “inclusão de verdade e não apenas formem números para estatísticas governamentais”. Já Elise Borba ressaltou a iniciativa da ação de disseminar o conhecimento sobre os aspectos técnicos e pedagógicos que precisam ser considerados para que se consiga fazer um bom trabalho de inclusão do surdocego na escola.
A 1ª mesa de palestras foi mediada pela professora Elisabeth Ferreira de Jesus (centro da foto) e iniciou com a palestra da professora Márcia Noronha de Melo — líder do GPESC e coordenadora do evento (na foto ao lado à esquerda). Ela apresentou um breve histórico do atendimento à pessoa com surdocegueira no País. "O atendimento ao surdocego no ambiente escolar no Brasil foi impulsionado com a visita da escritora surdocega norte-americana Hellen Keller ao País, em 1953. Já no IBC, o trabalho com este público iniciou com um programa específico, criado na na década de 1990, com a professora Margarida Monteiro”, informou Márcia. Em seguida, a professora abordou a falta de visibilidade e a carência de pesquisas e publicações sobre a surdocegueira, aproveitando a oportunidade para divulgar a revista Benjamin Constant como uma plataforma importante para a divulgação de experiências e reflexões sobre o assunto.
Na sequência, a professora Bianca Della Líbera (na foto ao lado à direita), líder do grupo GPTec e coordenadora de educação a distância, falou sobre as capacitações do IBC e os recursos tecnológicos utilizados por alunos com surdocegueira. Antes do intervalo, a militante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, Eulália Cordeiro (na foto superior com microfone na mão), que é portadora da Síndrome de Usher, uma alteração genética que pode causar a surdocegueira, deu rápido depoimento de sua trajetória de vida e de luta.
Mediada por Ester Alves da Silva (na foto ao lado no centro), professora do IBC, a 2ª mesa de palestras teve a participação de duas convidadas externas: a professora Elaine Cristina da Silva (na foto ao lado à direita), coordenadora de educação especial e inclusiva da Secretaria Municipal de Sapucaia/RJ, falou sobre o processo de acolhimento e inclusão do aluno com deficiência na rede e das estratégias de capacitação e troca de conhecimento entre os professores e demais profissionais da educação. Já a professora Shirley Rodrigues Maia (na foto ao lado à esquerda), da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA), fechou as palestras abordando os desafios da aprendizagem da pessoa cega congênita.
Exposições
O Colóquio contou também com duas exposições montadas no saguão do Teatro, ambas acessíveis ao tato. A primeira mostrou trabalhos dos alunos da educação infantil (na foto abaixo) confeccionados dentro do projeto "Diversidade", com o tema "A diferença nos enriquece, o respeito nos une". Foi uma mostra resumida de uma exposição anterior, realizada no mês passado,
A segunda exposição, com o título "Qual sua marca na história da Terra?", foi organizada pela equipe do Museu de Ciências da Terra, de responsabilidade do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que trouxe fósseis e fragmentos de animais e elementos encontrados na Terra vindos do espaço (na foto ao lado).
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