Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca Louis Braille promove festa em homenagem aos "ledores"
Início do conteúdo da página
Notícias

Biblioteca Louis Braille promove festa em homenagem aos "ledores"

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ledor é a designação dada à pessoa que lê para aqueles com deficiência visual. A homenagem foi hoje (5), na Praça dos Ledores, em frente a biblioteca.

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h05
  • Última atualização em Quinta, 27 de Mai de 2021, 13h35

Links relacionados:

Praça dos Ledores recebe grupo musical, decoração, mesas e cadeiras para festa.
Praça dos Ledores recebe grupo musical, decoração, mesas e cadeiras para festa.

O encontro teve muita música ao vivo, conversa fiada, petiscos, refrigerantes e até dança; um ambiente totalmente diferente das horas de serenidade e atenção que caracteriza a atividade de ledor. Na tarde festiva o sentimento de alegria parecia predominante, mas, na verdade, o sorriso no rosto tinha equivalência no sentimento de gratidão, que cada um guardava dentro do peito.

Gilson Josefino, ex-aluno do IBC, comentou a gratidão que sente pela Dona Lenir, sua ledora da época do ensino fundamental; depois, vieram Suzana e Maria Célia, estas há 17 anos são suas ledoras. "Pessoas fundamentais na minha formação acadêmica e na minha preparação para os concursos públicos", comentou. 

festaledores1Já Osmar Avilla Junior (último à direita na foto ao lado), advogado, lembrou que escutou no rádio o chamado para o serviço voluntário de ledor, como tinha o sonho de realizar algum serviço voluntário, veio ao IBC. Passados quase 15 anos na função, Osmar ensina que os ledores recebem muito mais do que doam e citou como presentes as lições de perseverança, de superação, de vontade de aprender e de viver. Também reconheceu que os anos de leitura com os estudantes de Direito e profissionais da área contribuiu para ficar atualizado na profissão.

Quero ser ledor voluntário no IBC, como fazer?

Renan Tostes Takenouchi (na foto ao lado com ledores, é o segundo à esquerda), coordenador da Divisão de Atividades Culturais e de Lazer (DAL), setor que gerência a Biblioteca Louis Braille, informou que está recebendo, no momento, cadastro de ledores voluntários somente para lista de espera. Porém, existe uma demanda  especial para ledor com fluência na língua inglesa. Para maiores esclarecimentos sobre cadastro de voluntário ligue para a biblioteca: (21) 3478-4467.

Se você já fez cadastro e não foi chamado para o serviço, ligue para a biblioteca e verifique se o contato fornecido está atualizado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página