Alunos encaminham sugestões de ações de prevenção e enfrentamento de desastres ambientais à Prefeitura do Rio
O vereador Tarcísio Motta (PSOL) se responsabilizou por entregar as cartas dos estudantes pessoalmente ao prefeito Marcelo Crivella.
As cartas foram escritas coletivamente, pelos alunos das turmas 901 e 902, como resultado da Oficina de Risco ministrada pelos profissionais do Museu de Ciências da Terra, em setembro desse ano.
Nas atividades conduzidas pela equipe do Núcleo de Educação do Museu de Ciências da Terra (MCTer), os alunos estudaram a cartilha "Comunidade Mais Segura - Mudando hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações", disponibilizada pela CPRM em tinta e transcrita em braille pelo IBC.
A partir do conteúdo da publicação, estabeleceu-se um diálogo com os pesquisadores sobre as medidas importantes a serem tomadas em casos de alagamento e perigos de deslizamento — dois dos desastres ambientais mais frequentes no município do Rio. Eles também tiraram dúvidas sobre como identificar os sinais desses eventos e se proteger em tempo deles.
As discussões subsidiaram a redação das duas cartas — uma de cada turma — lidas e entregues ao vereador ontem (11) pela manhã, depois de um bate-papo do parlamentar com os estudantes. Ao final, Motta agradeceu o trabalho realizado por eles e disse estar admirado com a qualidade dele. "No momento exerço um mandato como vereador, mas sou um professor apaixonado pelo trabalho em sala de aula e posso dizer que se eu teria o maior orgulho de ter vocês como alunos", concluiu.
O paleontólogo Rodrigo Machado, à frente da equipe do MCTer, considera o resultado da oficina extremamente positivo." Os alunos trouxeram questões a partir dos conceitos geológicos que passamos e se posicionaram com ótimos argumentos diante do vereador. Ficamos satisfeitos em criar condições para os alunos exercerem tão bem sua cidadania", disse.
Orgulho também foi a palavra que o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, presente ao ato de entrega das cartas ao lado do diretor do Departamento de Educação (DED), Luigi Amorim, usou para definir o que sentiu ao ouvir a conversa dos alunos com o vereador, assim também como a leitura da carta contendo as sugestões à Prefeitura do Rio.
"É muito gratificante ver nossos alunos colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas atividades escolares com tanta qualidade", disse João Ricardo, que agradeceu os profissionais do MCTer pela atuação deles no IBC.
Redes Sociais