Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Presidente da Academia Brasileira de Letras visita o IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Presidente da Academia Brasileira de Letras visita o IBC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A visita foi hoje (24) de manhã e teve o objetivo de estreitar os laços entre as duas instituições.

  • Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h13
  • Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 08h41
imagem sem descrição.

O  escritor, poeta e ensaísta Marco Lucchesi foi recebido pelo diretor-geral do Instituto, João Ricardo Melo Figueiredo. Durante cerca de uma hora eles conversaram sobre as questões que envolvem hoje a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade de uma forma geral e na escola em particular. 

O presidente da ABL manifestou interesse em conhecer a história do IBC e a visão dos gestores para a atuação da instituição em um cenário no qual o atendimento educacional às pessoas com deficiência precisa ser cada vez mais descentralizado e levado com qualidade a todas as escolas do País.

O professor João Ricardo respondeu que o caminho natural de uma escola especializada como o Benjamin Constant e que já vem sendo tomado há vários anos é o da sua consolidação como centro de referência nacional para formação de professores e outros profissionais capazes de atender esse público de maneira mais efetiva. "Esta é a razão pela qual estamos investindo não só na educação profissional como também na oferta de pós-graduação na área da deficiência visual", explicou.

Marco Lucchesi também falou sobre os planos da sua gestão para a Academia, fundada há cerca de 123 anos pelo escritor Machado de Assis. Dentre as metas que estão sendo perseguidas, está um maior envolvimento com os diversos segmentos da sociedade. "Apesar das dificuldades orçamentárias, estamos reformulando muita coisa na Academia para deixá-la mais perto do cidadão", disse ele, citando como exemplo o atendimento às consultas feitas pelo serviço ABL Responde,  acessado pelo site institucional da ABL, que tira dúvidas do internauta sobre os mais diferentes aspectos da Língua Portuguesa. 

Antes de se despedirem, João Ricardo presenteou o presidente da ABL com a edição especial dos 150 anos do Instituto Benjamin Constant, além de dois livros acadêmicos sobre diferentes aspectos envolvendo o mundo das pessoas cegas e com baixa visão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página