Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC completa 165 anos de fundação
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC completa 165 anos de fundação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A comemoração foi hoje (17) de manhã e reuniu alunos, servidores, funcionários contratados e representantes da sociedade civil com fortes laços com o Instituto.

  • Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 21h22
  • Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 10h42
imagem sem descrição.

A programação começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do próprio Instituto ao som da Banda de Fuzileiros do 1º Distrito Naval, que executou o Hino Nacional. Em seguida, seguindo a tradição de décadas, os músicos da banda seguiram até o pátio interno, onde foi oferecido um lanche a todos os convidados, que cantaram parabéns e comeram o bolo de aniversário, preparado pelas cozinheiras do Instituto.

Em seguida, como no ano passado, foi realizada uma cerimônia ecumênica, com a participação do padre Silvério Klessen, da Paróquia de Santa Terezinha, de Botafogo; do pastor Dionildo Dantas, da Igreja Evangélica Betel e da palestrante espírita Carla Maria de Souza, professora do IBC. A cerimônia teve como tema central "o poder transformador do amor" e reuniu fiéis das três religiões no Teatro Benjamin Constant.

Após a cerimônia ecumênica, foi realizada a sessão solene de aniversário, com ampla participação da comunidade do Instituto. O assessor especial do Ministério da Educação Victor Metta representou o ministro Abraham Weintraub; o diretor-geral pro tempore do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckov da Fonseca, Maurício Aires Vieira, representou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau; e a diretora de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoa com Deficiência do Ministério da Educação, Nídia Regina Limeira de Sá, representou a secretária da SEMESP, Ilda Ribeiro Peliz. O secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, também fez parte do dispositivo de cadeiras de honra, ao lado dos diretores de departamento do Instituto.

Foi uma solenidade com muitas homenagens. A primeira delas foi aos atletas formados e/ou aperfeiçoados no IBC e que se destacaram nos Jogos Parapanamericanos de Lima, no mês passado. Juntos, eles conquistaram 6 medalhas de ouro, 13 de prata e 4 de bronze. O fisioterapeuta Daniel Brandão Martins, também participou dos jogos como fisioterapeuta da seleção brasileira feminina de goalball, que ficou com uma das medalhas de ouro.

A Comissão Organizadora do II Concurso Nacional do Livro Tátil também escolheu a solenidade para anunciar os nomes dos representantes brasileiros no Concurso Thyplo & Tactus, que será realizado nos dias 17, 18 e 19, em Bruxelas, capital da Bélgica. Cada autor recebeu, além do certificado de finalista, uma medalha comemorativa do Instituto, um exemplar do livro dos 150 anos do IBC e uma peça de cerâmica elaborada pelos alunos da reabilitação.

A professora Claudia Lucia Lessa Paschoal, responsável pela implantação do ensino médio técnico no Instituto, também foi lembrada na solenidade. "Graças ao empenho pessoal dela hoje pudemos ter aqui a aluna de um curso técnico falando ao microfone na nossa solenidade de aniversário", lembrou o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, referindo-se à estudante Marlene Gonçalves da Silva, uma das pessoas que discursaram no evento.

Os outros representantes da comunidade do IBC a falar foram o aluno Thiago Portella, do ensino fundamental; a aluna da reabilitação Ingrid Mesquita de Pinho; a presidente da Associação de Pais, Amigos e Reabilitandos do Instituto, Patrícia Villares; a professora, Rachel Maria Campos Menezes de Moraes, e o técnico administrativo arquivista Daniel Pena. Todas as falas, de uma forma ou de outra, reforçaram a necessidade de se trabalhar no presente para a construção do futuro que se almeja para a instituição.

O diretor-geral do Cefet, Maurício Vieira, deu um depoimento emocionado da experiência que teve com o Instituto anos atrás quando chegou a ficar dois meses sem enxergar por ter contraído toxoplasmose. "Pois a mesma gentileza e atenção que recebi das pessoas que trabalhavam aqui naquela época se repetiram nesse período agora, em que precisei de um espaço para trabalhar aqui no Rio e fui atendido prontamente", completou.

O assessor especial do MEC, Victor Metta, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto, louvou o esforço que está sendo feito pela gestão para ampliar o atendimento dos estudantes, por meio da oferta de ensino técnico de nível médio. "Este esforço está totalmente alinhado com a atual política do governo federal para a inclusão das pessoas com deficiência", disse.

No seu discurso de encerramento, o diretor-geral do IBC fez uma avaliação das realizações desse ano, registrando o apoio que vem recebendo do Ministério da Educação para a resolução de problemas urgentes da instituição, como a realização de concurso público no ano que vem, a implantação de novos cursos técnicos, além dos cursos de pós-graduação. "Esperamos, com essas e outras medidas, ampliar ainda mais o trabalho que já fazemos de modo que este instituto continue por muitos e muitos anos prestando esse serviço tão importante para a inclusão da pessoa com deficiência visual no Brasil", concluiu.

Após a solenidade, houve a inauguração da exposição De Braille a Zinco — que o Serviço Geológico do Brasil, por meio do seu Museu de Ciências da Terra, dedicou ao aniversário do IBC. A exposição ficará em cartaz até a sexta-feira que vem (20) no saguão em frente ao Teatro.

Galeria de fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página