Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento marca encerramento das aulas do primeiro curso de aperfeiçoamento do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Evento marca encerramento das aulas do primeiro curso de aperfeiçoamento do IBC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A solenidade de conclusão do curso “A surdocegueira congênita e suas consequências no desenvolvimento e na comunicação” aconteceu no Auditório Maestro Gurgulino, nesta sexta-feira (6).

  • Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h06
  • Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 13h55

Ao longo dos seis meses de aulas, que aconteciam nas sextas-feiras, as 18 alunas puderam compreender as especificidades e desafios no atendimento e inclusão de pessoas com surdocegueira congênita. O curso foi ministrado pela Márcia Noronha de Mello, que é professora e pesquisadora na área de Surdocegueira e atual Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento, e também contou com a colaboração de, pelo menos, 10 profissionais do IBC.

A professora Márcia contou que quando as inscrições começaram, a procura foi muito boa. Professoras e profissionais que atuam na educação de diferentes municípios do Rio de Janeiro e de outros estados se dedicaram bastante para realizar o curso. “O grande desafio foi trazer conteúdos teóricos, como não temos muita bibliografia em português tivemos que fazer adaptações e traduções com vocabulário e abordagens diferentes na área”, afirmou a professora. Mas a participação e experiência da turma contribuíram significativamente, “em alguns momentos brincávamos que não eram aulas e sim fóruns, pois havia muita troca de conhecimentos”, concluiu.

Para o encerramento do curso, houve uma pequena solenidade e a mesa de honra contou com a presença do diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo; da diretora do Departamento de Pós-Graduação e Pesquisa (DPPE), Elise de Melo Borba Ferreira; da supervisora do DPPE, Jeane Gameiro Miragaya; e da chefe da Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA), Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha.

Foto2

Em sua fala, João Ricardo parabenizou a turma e afirmou que “é nosso papel acompanhar o desenvolvimento da educação e o crescimento das ações voltadas a inclusão da pessoa com deficiência, pois só vamos conseguir incluir de verdade quando tivermos uma sociedade com conhecimento capacitado para atuar de fato com estas pessoas”.

Para Elise Borba, o curso vai além de uma capacitação, sendo também um estreitamento de laços das profissionais com o Instituto e finalizou convidando as alunas a “se motivarem na pesquisa, se dedicarem aos estudos e a produzir artigos, pois toda vez que vocês crescem, a instituição cresce também".

Estiveram presentes também o supervisor de Pesquisa e Publicações, Luiz Paulo Braga; a coordenadora de Educação à Distância, Bianca Della Líbera da Silva; a coordenadora do recém-criado Núcleo de Atendimento Educacional do Programa de Atendimento à Pessoa com Surdocegueira (NUEPS), Flávia Mara Teixeira Miranda; e o bibliotecário que atua na Biblioteca Especializada do IBC, Edilmar Alcântara, que proferiu algumas palavras sobre os laços criados com a turma e parabenizou a todas pela conclusão do curso.

A aluna Elaine da Silva da Silva fez uma homenagem em texto para a turma, que teve como característica marcante a resiliência. Alunas que vieram de longe, que tiveram imprevistos e alguns obstáculos ao longo do caminho, mas que não desistiram. A mensagem final foi: “que trajetória linda nós traçamos, queridas resilientes, é necessário resistir para chegarmos até o fim”, concluiu Elaine.

Um exemplo muito citado durante toda a solenidade foi o da professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo, Edinea Câmara, que saía de Vitória (ES) para o Rio de Janeiro toda quinta-feira para assistir as aulas do curso no dia seguinte, no IBC. A professora contou que já está sendo convidada a dar palestra sobre a surdocegueira nas escolas do seu estado e afirmou que vai “levar esse estudo a outras instâncias do ensino, pensando em propostas de conscientização e de efetivas ações pedagógicas”.

homenagemÀs alunas, a mesa de honra entregou um certificado simbólico, uma lembrança institucional e uma moeda em homenagem aos 165 anos do IBC, que acontece no próximo dia 17.

A homenagem final foi à professora Márcia Noronha por toda a dedicação, empenho e amizade com a turma. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página