Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos discutem "Batmam" em projeto de incentivo à leitura
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos discutem "Batmam" em projeto de incentivo à leitura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ação promovida pela Divisão de Atividades Culturais e de Lazer (DAL) ocorreu na última quarta-feira (7), na Biblioteca Infantil.

  • Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h25
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h49
Os bibliotecários Ângela (em pé à esquerda) e Jasper (em pé à direita com camisa com emblema do Batman) e sua plateia de alunos.
Os bibliotecários Ângela (em pé à esquerda) e Jasper (em pé à direita com camisa com emblema do Batman) e sua plateia de alunos.

O Projeto

O "Quarta com..." é um projeto executado pela DAL sempre em uma quarta-feira. Posto em prática no ano de 2008, a dinâmica consiste numa breve exposição dos conteúdos dos livros, das histórias dos autores, dos contextos sociopolíticos dos períodos e locais onde foram concebidas as obras, interações com o público utilizando músicas, perguntas sobre o conteúdo da apresentação e distribuição de brindes (geralmente livros em braile e audiolivros).

O nome da atividade é definida pelo título, ou autor, ou assunto de uma publicação literária. O evento de agosto foi denominado de "Quarta com Batman".  

 

Personagem da Era de Ouro dos quadrinhos 
 

Batman ou Homem-Morcego ganhou as páginas das revistas em quadrinhos em 1939, seus criadores, os norte-americanos Bill Finger (escritor) e Bob Kane (desenhista), conceberam um super-herói sem poderes sobrenaturais, mas bem preparado intelectualmente, fisicamente e com equipamentos especiais para a proteção de sua cidade contra os mais diferentes criminosos. Buce Wayne era o nome do homem bilionário escondido sob a capa e máscara negras do Batman. 

Batman foi lançado durante a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos, período entre meados dos anos de 1930 até o final dos anos 1940; explicaram os bibliotecários Jasper Ferreira e Ângela Cristina Sousa, para uma plateia atenta a narração dos mistérios do personagem que também é sucesso nas telas de TV e do cinema.

No período de ouro surgiram, entre outros: Mandrake (1934), Fantasma (1936), Super-Homem (1938), Flash (1940), Lanterna Verde (1940), Capitão América (1941) e Mulher Maravilha (1941). Os alunos demonstraram conhecimentos sobre quase todos os personagens, mas os bibliotecários conduziram o debate pelo viés da história de superação que o Homem-Morcego promoveu em sua vida, ao treinar e estudar para ser forte, lutador hábil, culto, criativo, engenhoso e determinado na busca de seu objetivo.

Os profissionais escolheram o Super-Homem (Superman) para fazer um breve contraponto de que sua força era de outro mundo, sem o necessário exercício de superação do aniversariante Batman para ser vitorioso em sua cruzada. Também apresentaram elementos sobre o Batman para serem manuseados e músicas e diálogos de filmes foram ouvidos para a discussão e a diversão dos alunos. "Isso tudo é muito legal!", comentou João, aluno do 2º ano do ensino fundamental, curtindo a tarde entre livros, histórias e colegas.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página