Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Artigos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 12h25 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h17 | Acessos: 3136

Os artigos disponibilizados abaixo foram organizados em três grupos temáticos básicos de modo a facilitar a busca da informação desejada.  Os trabalhos foram publicados em diversas edições da revista Benjamin Constant e têm como escopo as questões relativas à cegueira, sejam elas focadas na psique das pessoas cegas, nas metodologias de ensino, nas corretas formas de abordagem, entre outros assuntos.

Para ter acesso à toda produção científica do Instituto Benjamin Constant na área da deficiência visual, é só acessar as edições da revista Benjamin Constant. 

 

O contexto educacional

1 - O cego, o espaço, o corpo e o movimento: uma questão de orientação e mobilidade (autor: Admilson Santos)
Resumo: o autor fala da importância do treinamento das pessoas que nasceram cegas ou perderam a visão ao longo da vida para que eles adquiram ou readquiram a percepção motora indispensável às atividades cotidianas e à vida em sociedade.

Família, sociedade e cidadania

 1 - A fundamentação civil-constitucional dos direitos dos deficientes (autora: Lídia Caldeira Lustosa Cabral)
Resumo: a autora do artigo busca valorizar as normas que regem os direitos individuais, coletivos e difusos das portadoras de deficiência, através das correlações dos artigos constitucionais com a legislação civil complementar de âmbito federal e também a conceituação do princípio da igualdade. Os artigos constitucionais objeto de análise são: Art. 7, XXXI; Art. 23, II; Art. 24, XIV; Art. 37, VIII; Art. 203, IV e V; Art. 208; Art. 227 § 2º; Art. 244. As Leis infraconstitucionais trabalhadas são: Lei 7853/89; Lei 8028/90; Lei 8112/90; Lei 8213/91; Lei 8742/93; Lei 9394/96 e Decreto 914/93.

Aspectos psicológicos relacionados à cegueira   

1 - Reações psicológicas à perda da visão (autora: Maria Cristina de Castro Barczinsk)
Resumo: a autora do artigo faz estudo sobre reações psicológicas do indivíduo frente aos transtornos oculares e cegueira. Apresenta orientação para manejo do "setting" com estes pacientes no processo de reabilitação, e mostra material clínico referente à análise de dois pacientes. Conclui com proposta de prevenção e auxílio aos paciente nas situações de maiores dificuldades oftalmológica.

2 - A relação afetivo-sexual de pessoas dotadas de visão com pessoas cegas (autora: Maria Alves de Toledo Bruns)
Resumo: o artigo promove uma reflexão sobre as barreiras que impossibilitam o pleno relacionamento sexual entre pessoas dotadas de visão e pessoas cegas. As convergências e divergências dos depoimentos colhidos foram submetidos à análise do processo dialético da redução fenomenológica, tendo como fio condutor a filosofia do diálogo de Martin Buber.

registrado em:
Fim do conteúdo da página