Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia 14/10

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 08h51 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 16h11 | Acessos: 1666

II Webnário Cotidianos Escolares e Educação Especial - Relações Étnico-Raciais e a Deficiência. Evento 100% on-line e gratuito.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Cartaz com fundo marrom e margens laterais cinzas, dividido em duas partes horizontais. Na parte superior, logo do GPCECI, do IBC e da CEaD-IBC e, ao lado delas, título: “II WEBNÁRIO COTIDIANOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ESPECIAL; RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A DEFICIÊNCIA”. Abaixo, texto: “14 DE OUTUBRO de 2021, 17 HORAS, NO CANAL DO YOUTUBE DO GPCECI!; MESA-REDONDA; APRESENTAÇÕES CULTURAIS; WORKSHOP; Mais informações em: www.ibc.gov.br; dpp@ibc.gov.br / (21) 3478-4458; Evento gratuito, 100% on-line e com certificação!”. Na parte inferior do cartaz, duas mãos infantis com a pele negra leem um texto escrito em braile em um papel branco.

Realização: O evento é promovido pelo grupo de pesquisa "Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão" (GPCECI), com o apoio da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP) e da Coordenação de Educação a Distância (CEaD), todos do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Tema: Relações Étnico-Racias e a Deficiência.

Inscrições: de 20 de setembro a 10 de outubro, preenchendo o formulário de inscrição.

Data: dia 14 de outubro de 2021, das 19h30 às 21h.

Acesso: O link da sala do Google Meet será enviado com até 24 horas de antecedência, somente para os participantes inscritos e devidamente selecionados.

Carga-horária: 1h30

 

Horários:

  • 1ª parte - MESA-REDONDA - a partir das 17 horas.

Será composta por apresentação cultural e mesa-redonda com especialistas que discutirão sobre o tema do evento. Essa parte será transmitida pelo canal do GPCECI no YouTube e NÃO requer inscrição prévia.

Serão certificados os participantes ouvintes da mesa-redonda que preencherem a lista de frequência disponibilizada durante a transmissão.

 

  • 2ª parte - WORKSHOP - a partir das 19h30.

Terá como tema "A Audiodescrição no processo de identidade Étnico-Racial das pessoas com deficiência visual".

Haverá limite de participantes e as inscrições já estão abertas, por meio do formulário de inscrição.

 DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Cartaz com fundo marrom e margens laterais cinzas. Na parte superior, logo do GPCECI, do IBC e da CEaD-IBC e, ao lado delas, título: “II WEBNÁRIO COTIDIANOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ESPECIAL; RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A DEFICIÊNCIA; 14 DE OUTUBRO de 2021, 17 HORAS, NO CANAL DO YOUTUBE DO GPCECI!". Abaixo, texto "MESA-REDONDA (A PARTIR DAS 17h30)", seguido de fotos de rosto dos palestrantes com suas respectivas identificações: CARLA MARIA DE SOUZA - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT; LUCIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; SYLVIA SOARES DE SOUSA - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Ao lado dos dados dos palestrantes: "Evento gratuito, 100% on-line e com certificação!”. Na parte inferior do cartaz: PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: WWW.IBC.GOV.BR".

Debatedores convidados (mesa-redonda)

Profª. Ma. Carla Maria de Souza (IBC)

Profª. Ma. Luciana Ribeiro de Oliveira (UNIRIO)

Profª. Sylvia Soares de Souza (IBC)

Mediador: Profº. Me. Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior (IBC)

 

Palestrante (workshop)

Profª. Esp. Nadir da Silva Machado - especialista em Áudio-descrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), extensão Universitária “Princípios e Técnicas da Audiodescrição: Aplicabilidade em Contextos Culturais e Educacionais”, pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP) e com o Curso de “Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição” do IBC. É professora e coordenadora de Audiodescrição do IBC.

 

Documentos

Ementa do workshop (maiores informações)

Formulário de inscrição

Folder da Programação

Fim do conteúdo da página