Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação > Cursos de formação continuada > Curso: Desenvolvimento Linguístico na Perspectiva da Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Curso: Desenvolvimento Linguístico na Perspectiva da Deficiência Visual

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 20h04 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 21h36 | Acessos: 1152
 

Público: Profissionais com graduação completa (qualquer área) e acadêmicos de curso de graduação em Licenciatura, Pedagogia ou Fonoaudiologia.

Obs. A apresentação dos documentos abaixo priorizará a pré-inscrição no curso, na seguinte ordem:

  1. Certificado de conclusão de curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
  2. Declaração de matrícula (a partir do 6º período) em curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
  3. Para os que atuam na área da Educação: além do certificado de conclusão de graduação (em qualquer área), declaração emitida por unidade do sistema de ensino que comprove sua atuação;
  4. Profissionais com outras graduações.

Ementa: Conceituação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e suas peculiaridades na deficiência visual. Fonoaudiologia escolar.

Objetivo: Proporcionar aos alunos informações sobre a atuação fonoaudiológica na deficiência visual, possibilitando aos profissionais da área da educação e da saúde instrumentais de prevenção, diagnóstico e reabilitação nos distúrbios da comunicação.

Carga horária total: 20 horas ( 16 horas síncronas / 4 horas assíncronas )

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: 04 a 30/11 de 2021

Horário: terças e quintas-feiras, das 9h às 11h

Período de pré-inscrição: 06/09 a 04/10 de 2021

Documentos obrigatórios:

  1. Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  2. CPF
  3. Documento que comprove fazer parte do público alvo

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Para certificação: 75% de frequência mínima

Ministrantes: Juliana de Sá Machado Guilam e Eline Silva Rodrigues

Breve currículo:

  • Juliana de Sá Machado Guilam - Mestre em Fonoaudiologia (UVA); Especialista em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP). Graduada em Fonoaudiologia (UFRJ). Fonoaudióloga do Espaço Fonoaudiológico e Pedagógico. Fonoaudióloga do Instituto Benjamin Constant.
  • Eline Silva Rodrigues - Doutoranda em Estudos da Criança (Universidade do Minho - Braga, Portugal); Mestre em Educação ( Universidade Federal de Minas Gerais); Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Viçosa); Docente do Instituto Benjamin Constant.

Programa:

  1. Conceito de deficiência visual
  2. Deficiência Visual Cortical (Cerebral Visual Impairment- CVI)
  3. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem oral
  4. Distúrbios da linguagem oral
  5. Transtorno do Espectro Autista
  6. Desenvolvimento da linguagem escrita
  7. Transtornos da linguagem escrita
  8. Intervenção pedagógica nas dificuldades de aprendizagem
  9. Fonoaudiologia e pedagogia
  10. Casos escolares e clínicos - cid

Metodologia: atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura de textos ou artigos disponibilizados durante o curso no Google Classroom

Avaliação: não há

 

Bibliografia:

1-Bill, L. Educação das pessoas com deficiência visual. Curitiba, PR. Appris.

2-Dall’ Acqua, M. Intervenção no ambiente escolar. São Paulo, SP: Unesp.

3-Lima, E; Nassif. M; Felippe. M- Convivendo com a baixa visão: da criança a pessoa idosa. São Paulo, SP: Fundação Dorina Nowill

4-Marques, L & Mendes, E (2014)- O aluno com deficiência visual cortical. São Paulo, SP: Edufscar.

5-Mosquera, C. Deficiência visual na escola inclusiva. Sâo Paulo, SP: Intersaberes.

6-Pérez-Pereira, M., & Conti-Ramsden, G. (2012). Language development and social interaction in blind children. New York, NY: Psychology Press.

7-Sá, E.; Silva. M; Simão. V. Atendimento Educacional especializado do aluno com deficiência visual. São Paulo, SP: Moderna.

Fim do conteúdo da página