Curso: Desenvolvimento Linguístico na Perspectiva da Deficiência Visual
Público: Profissionais com graduação completa (qualquer área) e acadêmicos de curso de graduação em Licenciatura, Pedagogia ou Fonoaudiologia.
Obs. A apresentação dos documentos abaixo priorizará a pré-inscrição no curso, na seguinte ordem:
- Certificado de conclusão de curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
- Declaração de matrícula (a partir do 6º período) em curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
- Para os que atuam na área da Educação: além do certificado de conclusão de graduação (em qualquer área), declaração emitida por unidade do sistema de ensino que comprove sua atuação;
- Profissionais com outras graduações.
Ementa: Conceituação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e suas peculiaridades na deficiência visual. Fonoaudiologia escolar.
Objetivo: Proporcionar aos alunos informações sobre a atuação fonoaudiológica na deficiência visual, possibilitando aos profissionais da área da educação e da saúde instrumentais de prevenção, diagnóstico e reabilitação nos distúrbios da comunicação.
Carga horária total: 20 horas ( 16 horas síncronas / 4 horas assíncronas )
Pré-requisitos: Não há.
Nº de vagas: 25
Período do curso: 04 a 30/11 de 2021
Horário: terças e quintas-feiras, das 9h às 11h
Período de pré-inscrição: 06/09 a 04/10 de 2021
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- CPF
- Documento que comprove fazer parte do público alvo
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Para certificação: 75% de frequência mínima
Ministrantes: Juliana de Sá Machado Guilam e Eline Silva Rodrigues
Breve currículo:
- Juliana de Sá Machado Guilam - Mestre em Fonoaudiologia (UVA); Especialista em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP). Graduada em Fonoaudiologia (UFRJ). Fonoaudióloga do Espaço Fonoaudiológico e Pedagógico. Fonoaudióloga do Instituto Benjamin Constant.
- Eline Silva Rodrigues - Doutoranda em Estudos da Criança (Universidade do Minho - Braga, Portugal); Mestre em Educação ( Universidade Federal de Minas Gerais); Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Viçosa); Docente do Instituto Benjamin Constant.
Programa:
- Conceito de deficiência visual
- Deficiência Visual Cortical (Cerebral Visual Impairment- CVI)
- Desenvolvimento cognitivo e da linguagem oral
- Distúrbios da linguagem oral
- Transtorno do Espectro Autista
- Desenvolvimento da linguagem escrita
- Transtornos da linguagem escrita
- Intervenção pedagógica nas dificuldades de aprendizagem
- Fonoaudiologia e pedagogia
- Casos escolares e clínicos - cid
Metodologia: atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura de textos ou artigos disponibilizados durante o curso no Google Classroom
Avaliação: não há
Bibliografia:
1-Bill, L. Educação das pessoas com deficiência visual. Curitiba, PR. Appris.
2-Dall’ Acqua, M. Intervenção no ambiente escolar. São Paulo, SP: Unesp.
3-Lima, E; Nassif. M; Felippe. M- Convivendo com a baixa visão: da criança a pessoa idosa. São Paulo, SP: Fundação Dorina Nowill
4-Marques, L & Mendes, E (2014)- O aluno com deficiência visual cortical. São Paulo, SP: Edufscar.
5-Mosquera, C. Deficiência visual na escola inclusiva. Sâo Paulo, SP: Intersaberes.
6-Pérez-Pereira, M., & Conti-Ramsden, G. (2012). Language development and social interaction in blind children. New York, NY: Psychology Press.
7-Sá, E.; Silva. M; Simão. V. Atendimento Educacional especializado do aluno com deficiência visual. São Paulo, SP: Moderna.
Redes Sociais